terça-feira, 23 de junho de 2009

Na mercearia do senhor Manuel Silva

Senhores, quem sois vós?
Eu sou Aníbal Cavaco Silva. Foi com o teu voto que estou aqui.
Concerteza senhor. Foi para presidente, não foi?
Sim.
Peço perdão, mas enganei-me. Já não posso corrigir pois não ?
Não.
E vós quem sois?
Eu sou o Engenheiro José Sócrates. Consegui ser 1º ministro depois de ter enganado o País . E, apesar disso, ainda sou engenheiro e 1º ministro.
Mas não devia já ter sido demitido ? É que nós nem sequer votamos em si.
Não faz mal. Aquilo que vocês gostam não me interessa. Fui eleito por maioria de votos e vou até ao fim. Estou dentro da legalidade.
Mas senhor, o país atingiu a maior crise da nossa história e fomos enganados com as promessas eleitorais que fez! Não está preocupado com o agravamento das contas do Estado ? As receitas diminuíram cerca de 20%, as despesas quase duplicaram, os desempregados ultrapassam os 500.000.
Para onde vai o País ?
Bom, o Vital Moreira a Elisa e mais 5 ou 6 vão para Bruxelas. Os outros continuam no governo, nas autarquias, nas empresas do Estado, na Assembleia etc. Ainda não vejo ninguém desempregado nem com baixos vencimentos!

E vós, senhor Aníbal Cavaco Silva, o que acha deste cenário e destes números? O senhor é economista, não é verdade ?
Sim. Temos de olhar para estes dados como uma situação conjuntural. Temos que ver que ainda há Países em pior situação que nós. É preciso não perdermos a confiança!
Em quem senhor presidente?
Bem, eu vou falar com a minha mulher. Deixem-me pensar um pouco melhor.
Mas....senhor presidente, o País há muito que reclama uma intervenção sua! Foi para isso que o elegemos, porra!
Temos que nos afundar ainda mais?

Será que isto é verdade ou ficção ?
Isto são os nossos governantes ?
Não estaremos a exagerar nas observações ?

Bom, começa a chegar a altura de irmos convidar o senhor Manuel Silva para assegurar a gestão do País.
Há 60 anos que gere uma mercearia no Bairro Alto. Tem 3 empregados com mais de 35 anos de casa. Não tem dividas à Banca nem ao Fisco. Todos os fornecedores recebem a 30 dias, só tem a 4ªclasse mas é uma pessoa séria. Como referência de peso, atesta o facto de ter vendido fruta, durante alguns anos, para a Universidade frequentada pelo Obama. Este simples facto, mereceu já os melhores encómios por parte do nosso ministro Pinho aquando da tomada de posse do seu amigo Sebastião no cargo de Regulador de ....... bom, já não sabemos de quê, mas também não interessa. O que conta é que o senhor esteja bem e que o modesto vencimento de 20.000 Euros lhe continue a ser pago a tempo e horas, tendo em conta a tremenda relevância do serviço que produz.
Dada a idade já um pouco avançada do senhor Manuel Silva, 82 anos, diz que não pode aceitar funções de estado, mas pode ministrar um curso de gestão aos futuros candidatos a funções governativas. Serão as "velhas oportunidades". Em ar de graça, costumava dizer que era bom que aquela gente que foi passando pelo governo tivesse feito pelo menos um estágio de 3 semanas na sua mercearia para tomarem conhecimento do Deve e do Haver.
Agora diz que já é um pouco tarde, pois já só têm o Deve. O Haver já se foi!
Que pena Aníbal Cavaco Silva e José Sócrates não conhecerem a mercearia do senhor Manuel Silva.
É triste chegarmos á conclusão que até um simples merceeiro, chegado há 74 anos das Beiras, podia ter feito mais e melhor que muitos destes presunçosos políticos, que não têm qualquer noção da responsabilidade que é gerir o País.
A propósito. Já sabe que a sua conta corrente de pagamentos ao Estado é actualmente de cerca de 12.500 Euros?
Aquilo que já nos está a aborrecer é que eles continuam por cá e o valor da dívida vai aumentar.
Até quando?

sábado, 20 de junho de 2009

A nossa Visão

Depois da Morte Anunciada no post de 4 de Junho e felizmente concretizada no dia 7, embora com o cadáver adiado por 4 meses, o País entrou num período de alguma acalmia e contenção, estando neste momento a pairar no vazio e sem horizontes á vista.
Somos um País suspenso, em plano fortemente inclinado e a derrapar vertiginosamente.
Embora a descida se esteja a fazer em ritmo acelerado, tudo indica que a velocidade irá aumentar de forma significativa, a prazo de 8 a 10 meses. Chegaremos à zona de turbolencia. O País irá entrar em queda livre.
Estaremos então a assistir ao combate final pela sobrevivência do Regime, do Sistema Político e do País.
A batalha irá desenrolar-se, não no campo ideológico, mas na procura por homens ou soluções que se mostrem capazes de responder ao descontentamento de largas franjas da população que lutam pela sobrevivência.
O governo do PSD / PP por um lado, o PS acicatado pela derrota e os partidos mais á esquerda por outro, nada mais estarão a fazer que a esgrimir ideias que não produzem resultados. Tal como sistematicamente temos vindo a afirmar, não há solução no actual enquadramento Político.
Será bom que desde já tenhamos em atenção que o ritmo de endividamento a que vai deslizando o País nos está a levar rapidamente ao limiar da insolvência.
O próprio Sistema de apoios Sociais em que se incluem as Reformas e os Subsídios de Desemprego terão na altura atingido pontos críticos de rotura.
Até agora e à excepção do Dr.Medina Carreira e do Dr.Silva Lopes, ainda não vimos qualquer outro economista ou responsável político assumir ou demonstrar que estão conscientes destas possibilidades e pior do que isso é sentirmos que os dados oficiais que vão sendo conhecidos nem sequer permitem obter-se informações fidedignas sobre o verdadeiro estado da Nação. Ou seja, o buraco até pode ser bem mais fundo e muito sinceramente pensamos que é isso que se virá a demonstrar.
Nós não confiamos neste 1º ministro. Vejam-se por exemplo as declarações do dr.Guilherme de Oliveira Martins sobre o apuramento do deficit relativo a 2007.
Este homem é verdadeiramente o coveiro do País, tal é o montante de indignidades e incompetências que foi cometendo ao longo do tempo.
A nossa Visão é que a médio prazo teremos de estar preparados para responder ás exigências que nos forem postas por um Sistema Politico e um País moribundo. Porque não gostamos de violência, vamos ver se de forma pacífica será possível estabelecer os diálogos necessários a conseguirem-se um conjunto mínimo de consensos que abram a porta a novas soluções e ideias que possam minorar a catástrofe que nos foi preparada por este senhor que dá pelo nome de josé socrates e por todos aqueles que rastejaram na sua órbita. São todos responsáveis e irão ser responsabilizados.
O País acordou no dia 7 e não vai voltar a adormecer. Vamos fazer os possíveis para que não expluda em raiva, tal foi o desaforo destes senhores.
Temos cada vez mais uma certeza. A nossa Força vai crescendo e é feita de homens e mulheres que prezam acima de tudo a dignidade e o respeito pelos valores básicos em que deve assentar a governabilidade do País.
Para os que nos veem como um pequeno grupo sem grande representatividade e incapazes de os enfrentar, talvez tenhamos guardada a desagradável surpresa que um dia lhes iremos fazer.
É que a nossa visão do País e da Vida não se conforma com situações de total indignidade e despudor, que nos ofendem enquanto cidadãos e nos obrigam a responder a quem durante tanto tempo nos considerou como diminuídos mentais. Irão ter a nossa resposta.
Temos já um grupo de trabalho em funções e a breve prazo estaremos em acção. Como é evidente, contamos consigo.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O EMBUSTE

É assim.
Continuarmos a viver num País que consideramos nosso, onde sentimos a história e os afectos, onde vibramos com os êxitos e sentimos os fracassos, onde pensamos no futuro e temos que viver o presente sem um futuro á vista, é sentirmos a permanente angústia que nos cerca por vermos que uma minoria conseguiu moldar o País ao jeito dos seus interesses, deixando a restante população á mercê do marketing político e da publicidade enganosa que nos é imposta para justificarem o tremendo embuste que ao longo dos anos foram construindo.
Esta situação tem de terminar e vai terminar.
Sabemos as dificuldades que temos pela frente. Sabemos que os partidos instalados não vão querer alterar o quadro de sobrevivência em que se encontram instalados. Sabemos que a opinião pública é fortemente condicionada pelos comentadores de serviço e os meios de comunicação institucionalizados. Sabemos que os incompetentes, os medíocres, os sabujos, os lacaios e todos aqueles que se encostam ás forças instaladas não têm capacidade nem querem evoluir e aceitar as mudanças exigidas. Em suma, sabemos o País que temos.

Acontece que os Povos não têm que viver eternamente situações com as quais não se identificam. E isto está por demais demonstrado, quando 60% da população não Vota, Nem Responde a estes políticos.
Assim e independentemente daquilo que os politólogos, os comentadores, os partidos, ou o ordenamento jurídico preveja, temos uma LEGITIMIDADE adquirida e comprovada, que nos permite avançar com as formas de luta que considerarmos adequadas a repor os fundamentos essenciais dos chamados regimes Democráticos. Ou seja a legitimidade do Poder assentar na vontade expressa pela maioria da população.
O Sistema instalado, para lá de pouco representativo da vontade dos cidadãos, cerca de 25%, assume o poder, aí se mantém pelo tempo que o jogo politico lhe permite, e o Povo, caso se sinta ludibriado, como acontece com este governo, não tem qualquer possibilidade de corrigir a sua vontade ou punir quem o enganou.
Este Sistema é atentatório dos direitos básicos a que temos direito e é uma ofensa a todos os que de boa fé aceitaram a implantação do Regime em que nos encontramos e que manifestamente não serve os interesses do País e fere de morte os conceitos de Democracia.
Este Regime sobrevive há 35 anos sem nunca ter conseguido a legitimidade mínima para governar. O resultado está à vista. Um País mais pobre e uma classe política sempre em forte ascenção. Este Regime serviu os Políticos e empobreceu o País.

É assim por razões nobres e de interesse nacional que iremos desenvolver todos os esforços necessários para se alterar as bases de funcionamento do Sistema.
Para isso, assumimos que temos total legitimidade. Só é necessário agregarmos todos os que quiserem colaborar nesta causa, de que apenas nos poderemos orgulhar se alguma coisa fizermos em prol do País.
Já somos bastantes, mas ainda somos poucos. Aumente as suas possibilidades de podermos caminhar para um futuro melhor, juntando-se a gente séria e disposta a tudo fazer para se corrigir a presente situação.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Reflexões sobre o Sistema Político

A quem serve o voto ?
Esta é a estranha ironia do chamado contentamento descontente de quem votou e sentiu a alegria de ver um José Sócrates receber a repulsa de quase 90% da população, mas ao mesmo tempo sentir que no horizonte se perfilam os mesmos actores que alternadamente e á 35 anos pouco ou nada têm feito pelo País. A seguir a esta emoção transitória, começaram de novo a nascer dúvidas sobre o futuro político do País e a capacidade que terão estas personagens do PS e do PSD, que há tantos anos tomam as opções fundamentais sobre a gestão das coisas públicas e que agora nos entregaram um País desintegrado, sem um sistema de justiça eficaz, com um endividamento externo galopante, um Serviço de Saúde medíocre, uma Economia destroçada por um Sistema Fiscal irresponsável, uma taxa de desemprego nunca antes atingida e acima de tudo a certeza que temos da incapacidade desta Gente e deste Sistema Político poderem responder com soluções adequadas, inovadoras e necessárias para relançar o País na recuperação que se exige e que só ela permitirá trazer o capital de esperança num futuro melhor.
Este é o estado de alma de grande parte da Nação Portuguesa.
Sentimos que uma afronta maior foi sufocada, mas o ar continua poluído.
Só conseguiremos alcançar as metas do desenvolvimento e do progresso com novas Gentes e um Novo Sistema Político.
É sobre isto e para isto que esta Associação foi constituída.
A Bem ou a Mal, temos de encontrar soluções. Vamos ser activos e interventivos. Vamos contestar por todos os meios aquilo que entendermos que colide com os interesses superiores do País.
Vamos continuar a dizer que este Sistema Politico é um atentado aos direitos mais elementares do Povo Português. Se havia dúvidas, o exemplo Sócrates, veio confirmar a impunidade dos políticos que mentem e depois continuam em funções. Mesmo depois de derrotados e amesquinhados na Praça Pública ainda se arrogam de um estafado direito a que chamam Legalidade, pois a Legitimidade há muito que a perderam.
Mas.... nós, vitimas destes políticos sem escrúpulos, somos obrigados a suportá-los pelo menos 4 anos !!!!!! Porquê ?
Porque dizem que nós o "POVO" os elegemos?!
E então porque é que o POVO não os pode demitir?
Se o POVO se sente enganado, porque é que não pode manifestar essa situação?
É evidente que o VOTO que nos pedem, não passa de um atestado em branco que apenas serve para justificar a continuação no poder desta gente que até hoje pouco deu ao País e muito de cá tirou. Colocaram-nos na cauda e somos a vergonha da Europa. O fausto, a riqueza, a ostentação foram as grandes conquistas que a partir de 74 estes políticos conseguiram granjear á custa de uma gestão de interesses privados e esquecendo-se que o VOTO era para governarem o País e não para se governarem a si próprios.
É contra isto que nos revoltamos.
Gente ilustre é aquela que luta diariamente de forma séria e honesta para honrar compromissos, manter a família e dignificar o País.
Estamos fartos de gente medalhada, enaltecida, reverenciada e tantas vezes noticiada.
Por favor retirem esta gente! Precisamos de ar puro.
É por isso e para tentarmos contribuir para um País melhor e mais desenvolvido, que esta associação, com o particular contributo do Dr.José Simões Coelho, irá começar a trazer a debate público, novas formas de Organização e Intervenção na área Política, Económica e Judicial.
Do debate em torno das ideias que irão sendo apresentadas, poderão sair posteriormente as linhas essenciais e relativas á forma como vemos a solução Política e as linhas fundamentais em que poderá assentar o futuro desenvolvimento do País, tendo em conta aspectos relevantes que têm sido descurados e que se referem a compromissos de Solidariedade e Justiça baseados num Sistema Económico com novas regras e que permita ultrapassar esta tacanhez e mediania dos Políticos que há 35 anos vêm contando com a nossa complacência.
Começamos a ter dificuldade em entender e escutar muitos dos comentadores e analistas políticos. Estamos fartos de ouvir os mesmos comentários e as mesmas previsões. Por favor retirem-nos os Marcelos, os Vitorinos, os Costas, os Pereira, os Soares, os Santos e ....todos os outros que nos sobrecarregam a existência e condicionam os raciocínios.
Por favor, não deixem que José Sócrates volte a falar Espanhol, ou Inglês ou mesmo Português.
Este País será muito melhor sem esta gente.
Têm duvidas?

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ingénuos ou estúpidos

Uma reflexão no dia da "Raça".
Nos últimos anos, mais de 30, algumas vezes fomos postos perante o dilema de termos que optar por uma destas situações. Normalmente ninguém se considera estúpido. Quando muito admitimos alguma ingenuidade ou indiferença.
Isto parecia evidenciar que éramos de boa raça.
Mas....face à situação a que chegou o País, e não nos referimos à crise, houve demasiadas evidências e factos concretos que parecem apontar noutro sentido.
De facto como é possível, que à frente dos nossos olhos e durante tantos anos se fosse construindo um País totalmente diferente daquele que nós esperávamos e que nos tinha sido prometido numa madrugada de Abril.
São 35 anos de evidências.
É verdade que ao povo sempre foram oferecidos cintos.
Foi raro o ano que não nos tivessem feito recordar que era preciso apertá-los.
Aos outros, os salvadores da Pátria, os novos agentes da mudança, a classe política em ascensão, os novos detentores do capital, os gestores de pacotilha e etiqueta, em suma a teia florescente dos novos interesses, vinha-se espalhando e fazendo gala das suas impunidades e faustosas aquisições.
Construíram ordenamentos legislativos e judiciais feitos à medida dos seus interesses e acautelando a sua eficácia, criaram bancos e empresas com fundos do Estado e enganos à população, distribuíram patrimónios e alienaram parte considerável da riqueza nacional, tornaram a gestão autárquica num suplemento vitalício para os políticos de 2ª e de 1ª, adulteraram as funções de Governo com consequências trágicas na actual situação em que se encontra o País, ocuparam a Assembleia da Republica sem se perceber bem o que é que lá estão a fazer e porque é que têm que ter reformas ao fim de 12 anos. Há pouco tempo perderam a vergonha e tornaram-se mesmo arrogantes.
Passaram 35 anos. O Produto Interno decresceu, a divida aumenta, o desemprego atinge situações dramáticas, o País empobrece e não haverá solução enquanto se mantiver esta classe política e este Sistema Político.
Temos que assumir. Fomos estúpidos e continuamos demasiado impávidos perante o galopar da crise.
É necessário optar. Ingénuos ou estúpidos ?
Seja qual for a opinião que cada um possa ter, teremos de assumir frontalmente que nos cabe a nós, enquanto pessoas esclarecidas, alguma coisa fazermos pelo País.
Alguém ainda se revê nas mesmas caras que há 35 anos nos assombram a existência?
Afinal, que raio de raça é esta ?

terça-feira, 9 de junho de 2009

JUVENTUDE EMERGENTE

Um MOVIMENTO de JUVENTUDE

No dia certo, hoje, foi apresentado o Blogue JUVENTUDE EMERGENTE, especialmente pensado para poder interessar ás camadas mais jovens da população.
http://juventude-emergente.blogspot.com/
Foi no dia certo, porque ontem se enterrou uma parte considerável da arrogância e da pouca vergonha que imperou no País até ás 20h de Domingo, 7 de Junho de 2009.
Foi no dia certo, porque ontem se aumentaram as condições para mais rapidamente se proceder ao desmantelamento deste Sistema Politico, que não serve o Povo e empobrece o País.
Foi no dia certo, porque ontem o ar ficou mais limpo e a poluição sonora melhorou consideravelmente. Durante algum tempo não teremos de ouvir falar "Castelhano" para depois se ter de explicar que o nosso 1º ministro só é de facto prolífico e engraçado quando tem que falar em Inglês.
Foi no dia certo, porque os mais jovens têm de começar a ser esclarecidos sobre as verdadeiras finalidades e consequências de um ensino responsável e que não pode ser confundido com "novas oportunidades".
É preciso esclarecer a Juventude que a Formação, o Ensino, a Solidez do Conhecimento não se obtém através de faxes ou por assinaturas de amigos, eles próprios também com pouca formação e sem nenhuma idoneidade. As consequências, depois são visíveis e comprovadas. Referimo-nos a essa triste figura feita pelo nosso primeiro ministro numa cimeira de Chefes de Estado em que com o seu Inglês técnico, caiu no rídiculo e demonstrou a verdadeira essência do ensino que decidiu implantar no País.
Foi no dia certo, porque se irá falar de futuro, e isso é uma coisa que os mais novos não veem. Não sentem. Não confiam.
A Juventude Emergente, com base nas ideias e valores que aqui se defendem, irá ser um espaço aberto a todos os que quiserem colaborar no grande esforço nacional que terá de ser feito para alterar o rumo do País e fazer emergir uma nova sociedade, com gente mais esclarecida e capaz de enfrentar os desígnios desta classe política que ocupou a Europa e domina o País.
A Juventude precisa de perceber o que está em causa e o que poderá fazer para um futuro melhor, que rapidamente é hoje.
Foi no dia certo, porque se dá início a um espaço de diálogo que não é condicionado por partidos ou ideologias e era urgente demonstrar que há vida para lá do condicionamento intelectual em que a nossa sociedade se encontra mergulhada.
Por vezes é preciso estrebuchar e isso os mais jovens fazem-no melhor do que nós.

domingo, 7 de junho de 2009

Vitória Esmagadora da FORÇA EMERGENTE

O País venceu
Derrotar Sócrates era uma exigência Nacional.
O País cumpriu e Sócrates é já um cadáver político. Há agora que o julgar pelos crimes de "lesa Pátria" cometidos.

O País obteve no entanto uma segunda vitória. Parte significativa do Povo Português anulou o seu voto, demonstrando assim todo o repúdio que sente por esta política e os seus principais responsáveis.
Esta Associação e todos os que nos apoiam e acompanham, devem sentir um enorme orgulho na contribuição que pudemos dar para a próxima ruptura deste sistema e o advento de novas politicas com gente mais séria nos órgãos governativos do País.
Estão assim confirmadas parte das nossas dúvidas e suspeitas sobre a situação em que se encontra o País e amplamente demonstrada a falta de idoneidade e competência de quem enganou os Portugueses e que ainda os continua a conduzir para o maior fosso de indignidades a que alguma vez esta Nação foi submetida.
Hoje ficou bem comprovada a razão de ser do nosso pedido feito em Fevereiro, para que o senhor José Sócrates se demitisse. A situação em que já se encontrava o País deveria ter obrigado o senhor Presidente da Republica e os partidos com presença no Parlamento a tomarem uma atitude idêntica.
Mas não. A única Entidade que foi a S.Bento exigir a demissão do "coveiro do País" foi uma Associação chamada FORÇA EMERGENTE.
Esperamos, não termos ainda de ser nós, a transportar o "cadáver adiado" que se encontra em S.Bento.
Para não continuarmos a sobrecarregar o Dr.José Maria Martins, apelamos a um advogado que esteja disponível e que faça a mesma leitura que nós da situação em que se encontra o País, para de imediato se avançar com um processo crime contra J.Sócrates. É evidente que não lhe poderemos chamar "gestão danosa", pois embora o sendo a política o cobre.
Mas, os crimes cometidos, têm concerteza formulação jurídica adequada a quem merece a total repulsa do Povo Português.