quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Privatização da Água

Este texto do nosso amigo António da Cunha Justo merece ser lido e refletido.
Portugal é a Cobaia dos Lóbis da União Europeia
Um Negócio do Futuro como o do Petróleo?
Os donos dos interesses económicos internacionais encontram-se, a caminho, à procura de nichos e cúmplices que os sirvam nas administrações públicas. Portugal precisa de dinheiro e os Dinossauros financeiros rondam como abutres sobre ele na procura de carne para lhe deixar os ossos.
A privatização da água é um assunto muito delicado, não podendo ser promovida pela calada da noite. A água é vida e por isso exige condições de tratamento que não devem estar dependentes apenas do critério do lucro. O que se apresenta como um negócio para os municípios revela-se como um roubo aos cidadãos.
É um facto que nas privatizações de grande alcance se encontram sempre abutres nacionais e estrangeiros com recursos de lavagem de responsabilidade para a parceria e de responsabilização para o cidadão através de acordos do Estado.
Assistimos a um actuar contraditório do Estado português: por um lado privatização dos abastecimentos de águas que se encontram nas mãos das comunas e por outro carregar com contribuições os poços que cidadãos possuam nas sua propriedades. O Estado quer que se proceda com a água como se faz com a electricidade, petróleo, gás, etc.  Segundo o que a prestigiosa emissão televisiva alemã “Monitor Nr. 642 Informou, sob o título “Água operação secreta: Como a Comissão da EU transforma a água numa mercadoria” a Comissão Europeia prepara uma directriz de concessão para a privatização da água na Europa.
A Troica quer que o Estado português privatize o que dá lucro e o coloque à disposição de consórcios internacionais especuladores. “Bruxelas solicitou que Portugal vendesse o abastecimento de águas e que fosse promovida a privatização das empresas nacionais de água “Águas de Portugal”. Quer transformar um bem comum, em objeto de especulação das multinacionais. Em Paços de Ferreira já se deu a privatização da água, contra a vontade dos cidadãos… que “agora têm de pagar quatro vezes mais pelo preço da água”. Humberto de Brito presidente da freguesia de Paços de Ferreira resume: “As consequências da privatização, aqui em Paços de Ferreira, foram devastadoras. Tivemos aumento de preço de 400% em poucos anos. E, novamente, um aumento de preço ao ano de 6%. Isto é um desastre".
Na Alemanha há iniciativas contra o intento da Comissão Europeia. Em Berlim as iniciativas de cidadãos conseguiram obrigar a cidade a recuperar parte do que tinha privatizado no que respeita a águas.
A promessa de que a privatização tornará o preço da água mais barato é uma falácia atrevida. A prática mostra que as grandes empresas sob a pressão dos accionistas e através de cartéis aumentam os preços, como fazem com o gás e muitos outros produtos. É notória e escandalosa a maneira como Portugal concretiza intenções da União Europeia envolvendo nelas interesses de nepotismo e protecção de interesses pessoais à custa dos impostos e contribuições dos cidadãos. Isto constitui prática constante, como se observa nas concessionárias das autoestradas, no negócio da ANA com o grupo francês Vinci e suas implicações com a Lusoponte, a Mota-Engil e o futuro aeroporto de Alcochete, etc.
Agora cada vez se fecham mais fontes públicas e observa-se que fontanários públicos, sem qualquer explicação, são considerados impróprios para beber.O acesso à água foi declarado direito humano pela Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Na realidade, porém, domina a lei da selva. A política salva os seus interesses no mercado. A corrupção económica e a corrupção política são solidárias entre si e asseguram a limpeza das suas mãos tal como fez pilatos. A corrupção tem um lugar garantido nas caves do Estado. Por isso o povo tem de deixar de viver na paz da confiança e do "isso não é comigo" para acordar para uma realidade selvagem que o rodeia. Só podemos exigir políticos e elites responsáveis se assumirmos a nossa parte de responsabilidade. Confiança sem controlo revela estupidez.

7 comentários:

menvp disse...


-> O cidadão está sendo roubado a a torto e a direito no preço da gasolina.
.
-> Os governos... hão-de querer continuar a vender recursos estratégicos a amigos.
.
-> Um pouco por todo o lado, é necessário consciencializar/mobilizar os cidadãos para que não sejam privatizados recursos estratégicos.
[obs: eu cá estou disponível para participar em manifestações de protesto contra a privatização de recursos estratégicos - um ex: a água]

Anónimo disse...

A privatização da água não começa agora.Já começou com Sócrates,o que demonstra que todos servem o mesmo Senhor.
No município onde vivo já aconteceu.
Nos bastidores,uma fonte que reputo de confiança,informou-me que "deu" 500.000 euros para o presidente e seu partido;cerca de 50.000 para cada líder dos partidos da oposição e um automóvel para o líder do que tem mais expressão.
É um município pequeno.Imagino como será nos maiores.
Esta operação até poderia ser desmascarada,creio.Mas nenhuma autoridade judicial parece interessada em tal.
Os negócios continuam.
As tais fontes que serviram gratuitamente muitos anos para o povo,foram declaradas suspeitas de impróprias por falta de realização de testes.Encerradas ao público,portanto,tal como o texto do post já faz referência.
Parece uma forma comum que os partidos-quadrilha usam para forçar ao consumo da água da companhia pelas populações.
Enquanto o aparelho judicial e policial estiver capturado por estas máfias,nunca nos libertaremos.
Vem aí mais miséria para muitos e fortuna para poucos.
Por alguma razão suprimem o feriado do 1º de Dezembro e mantêm o de 25 de Abril.Este dia representa para eles a chegada à mesa do Orçamento de Estado,ao bolso dos portugueses.Um dia festivo.
Divulguem a lista Lagarde e muitos desses cleptómanos ficarão nús perante os olhos do público.
Primeiro que tudo é necessário saber quem está a ocultar a sua divulgação perante as vítimas do esbulho.
É um princípio,embora incipiente,para se começar a limpar o lodo.
Em vez de se manifestarem contra quem nos empresta dinheiro,manifestem-se contra quem no-lo rouba!

PEDRO LOPES disse...

Vão me criticar, mas eu digo alto em bom som:

ISTO SÓ VAI LÁ Á PORRADA!!!!

Sem nos mentalizar-mos definitivamente que não mudam um pintelho por mais manifs que façam, por mais petições e apelos ao bom senso, não se vai a lado nenhum.

PORRADA NELES é a única solução.

Nunca na história da humanidade
se viu tanta impunidade. Até rima e tudo.

Privatizar uma coisa que cai do céu, que é divina e sem a qual não haveria vida? É de deitar as mão á cabeça.

A próxima boçalidade desta máfia será privatizar a zona marítima exclusiva e taxar os pescadores que quiserem ir apanhar umas sardinhas.

PORRADA:

PEDRO LOPES disse...

Vão me criticar, mas eu digo alto em bom som:

ISTO SÓ VAI LÁ Á PORRADA!!!!

Sem nos mentalizar-mos definitivamente que não mudam um pintelho por mais manifs que façam, por mais petições e apelos ao bom senso, não se vai a lado nenhum.

PORRADA NELES é a única solução.

Nunca na história da humanidade
se viu tanta impunidade. Até rima e tudo.

Privatizar uma coisa que cai do céu, que é divina e sem a qual não haveria vida? É de deitar as mão á cabeça.

A próxima boçalidade desta máfia será privatizar a zona marítima exclusiva e taxar os pescadores que quiserem ir apanhar umas sardinhas.

PORRADA:

JotaB disse...

Resido há alguns anos no concelho da Batalha e verifico que a sua Câmara Municipal não presta um único serviço aos cidadãos.

Para além da água, concessionada à empresa Águas do Lena (http://www.aguasdolena.pt/), entretanto integrada no grupo Aquapor(http://www.aquaporservicos.pt/ ), todos os outros serviços prestados aos cidadãos, bem como os diversos equipamentos, passaram para uma empresa municipal ( http://www.cm-batalha.pt/municipio/iserbatalha-eem ).
Até o museu concelhio, recentemente criado, está a ser gerido por essa empresa.

Se não estivermos atentos, rapidamente se passará da concessão para a venda definitiva, a privados, de tudo aquilo que é bem comum.

José Gonçalves Cravinho disse...

Pedro Lopes disse que que «isto só vai à porrada»,mas é necessário ter em conta que ÊLES,os Detentores do Poder económico e financeiro é que determinam o Poder Político que governa o País e o Dinheiro compra as consciências e a honra e a Polícia que os protege e espanca o Povo,é recrutada de entre o Povo.De modo que só quando o Povo souber ou quizer ver quem é que lhe atira as pedradas e em vez de morder na pedra,deve morder quem a atira é que «isto»poderá mudar.
Mas,porém,todavia,contudo....... Com populismo e demagogia/
muita mentira,verdade parece/
e em liberdade e democracia/
o Povo tem o Governo que merece.

JotaB disse...

"Água - Operação Secreta": UE Promove a Privatização da Água

http://www.youtube.com/watch?v=I5X9ioO9x9A&feature=player_embedded#!