segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

País Miserável

Ana Leal, ao serviço da TVI e numa bem conseguida reportagem sobre pessoas com deficiências motoras mostrou mais uma vez a face sórdida destes construtores da miséria colectiva transformada em País sem vergonha, que ostenta o mais baixo índice de ética governativa de todos os que compõem a União Europeia, mas que paga principescamente a alguns humanoides que vão ocupando o espaço restrito de um redil a que chamam a "classe dirigente".
A situação a que estamos a chegar é de revolta nacional.
Revolta já sentida por aqueles que não se podem movimentar e esperam sem esperança por apoios que nunca chegam e que lhes poderiam proporcionar alguma alegria na sua complicada passagem por esta vida.
Como é que é possível ter gente presa em casa anos e anos sem poderem vir à rua, apenas porque nasceram deficientes e tiveram por pátria uma casa de vigaristas que nada mais vêem que os interesses daqueles que lhes estão próximos e com os quais vão partilhando os recursos que a todos pertencem.
Esta franja de gente abandonada, nunca irá perceber porque é que por exemplo um Armando Vara que normalmente seria um ajudante de mercearia e sem que se perceba o que é que faz ou o que é que isso interessa ao País, possa receber mais que o presidente dos EUA, e eles nem uma simples cadeira de rodas consigam obter.
Como é que não nos revoltamos com este estado de coisas?
O que é que será necessário sabermos para lá de tudo o que já sabemos?
Como é que vão saindo milhões dos cofres do Estado ou das empresas publicas para pagamentos indecorosos a gente inqualificada que nada fez para merecer aquilo que vai recebendo e não haja dinheiro para se poder auxiliar tanta gente que nada mais pede que um pequeno apoio para ter alguma qualidade de vida?
Quem visita este blogue não sente vergonha por ter á frente do governo um mentiroso e um incapaz chamado j.socrates?
Alguém está convencido que esta gente será capaz de fazer alguma coisa benéfica para o futuro do País?
Será que não somos capazes de gritar?
Será que não sentimos a obrigação de nos tornarmos activos e reactivos em relação a este estado de coisas?
Não será evidente que não há solução para o País com este Sistema Político?
E nós continuamos sem fazer nada?
É altura de nos convencermos que por muito que se escreva nos blogues, ou alguma comunicação social nos vá trazendo as notícias, nada mudará.
Os varas e os socráticos vão ficando cada vez mais gordos e nós continuaremos a fazer figuras de parvos.
Será este o nosso destino?

11 comentários:

Mrzepovinho disse...

in Diário Económico:

[quote]A Grécia vai ficar hoje paralisada devido à greve geral convocada pelos sindicatos em protesto contra as medidas de austeridade do Governo para tirar o país de uma crise financeira sem precedentes.

[b]‘Os homens e as suas necessidades estão acima dos mercados e dos lucros'[/b], é a palavra de ordem escolhida para a greve pela poderosa Confederação Geral dos Trabalhadores Gregos (GSEE, um milhão de membros), principal organizadora do movimento com a Federação dos Funcionários (ADEDY, 300.000 membros).

Todas as grandes federações profissionais juntaram-se ao movimento, como os influentes sindicatos dos marinheiros (PNO), dos bancários (OTOE) e dos jornalistas (POESY).

Manifestações de trabalhadores estão marcadas para Atenas e para Salónica.

Pressionado pela União Europeia, o governo socialista grego decidiu um primeiro pacote de medidas fiscais e salariais para reduzir o enorme défice público de 12,7 % em 2009 para 8,7% neste ano.

Mas Bruxelas, que vai controlar a economia grega, exige novas medidas, nomeadamente o fim do 14.º mês de salário, o que desencadeou uma preocupação crescente no mundo laboral.[/quote]

...e nós?

JotaB disse...

Eu disponibilizo-me para, com outros, dar o passo seguinte.
Estou a “ficar cansado de tanto falar”. Começo a achar que falo, falo, mas não digo nada…
E porque há quem fale melhor do que eu, aqui deixo as suas palavras (publicadas em “O Ribatejo”):

Axo que o Sôr Sócrates se deve admitir
Por: Eurico H. Consciência
Quero dizer aos leitores que apesar de ser novinha já estou farta de ouvir dizer mal do Sô Sócrates assim e assado e frito e cozido e quero desabafar e foi purisso que pedi ao meu avô que metesse este escrito no lugar duma das crónicas semanais queu sei quele faz e ele disse quessim e prontos cá vai o meu desabafo, que se tiver êrros será porculpa da escola, visto que, como disse aquele sôr careca que vai prá Medina de carreira, as escolas de agora são fábricas de analfabetos pois serão e eu serei purisso analfabeta, caté não sei o que quer dizer analfabeta já pensei que será uma fabeta anal mas nunca mensinaram o que será uma fabeta, pelo que fico na mesma.
Pois os crescidos não falam senão das conversas do Sô Sócrates com o Sô Vara. E dizem que o Sô Sócrates é o primeiro ministro e que tem muitas responsabilidades, mas ele é parvo, porque se ele é o primeiro ministro é porque há um segundo ministro e até haverá um terceiro ministro e se ele é o primeiro bem que poderá passar coisas pró segundo ministro e pró terceiro.
Mandava pró terceiro aquelas coisas dos prujetos da Câmara da Guarda e da central de Compustagem da cova dabeira e atirava pró segundo ministro o caso da casa da Rua Braamcamp, que quase pega cum escritório do meu avô, num prédio catita, e o caso do mota eurojusto e da TVI (a TV da Igreja). Prontos, tratava só do caso friporte e aos dos remoques sobre a licenciatura do Sô Sócrates mandava-os falar com o Sô Vara, que também tirou um diploma na Universidade Independente que nunca deveria ter sido exterminada visto questá que furmava pessoas e lustres.
Esses casos com que o Sôr Sócrates se apurrinha têm sempre que se lhes diga e metem sempre ou primos ou amigos do Sô Sócrates mas nunca se provou que o Sô Sócrates foi culpado do que aconteceu e a verdade é que se nós não escolhemos os primos o Sô Sócrates também não e no que toca aus amigos todos nos enganamos e o que eu queria era ter na frente aqueles que dizem que o Sô Sócrates é culpado por andar com más companhias para lhes contar uma coisa passada com o meu amigo Quim, que já foi meu companheiro de carteira e que certo dia se atreveu…
(continua...)

JotaB disse...

(continuação...)

Mas aquele lobo Xavier e o perigoso Sousa do Tavares dizem com ar guzão que o Sô Sócrates deve escolher melhor os amigos.
Agora é o caso da Cara Oculta em que se suspeita do seu amigo Vara e em que até à data só se provaram duas coisas: 1ª coisa – que o Sr. Procurador Geral e o Sr. Dr. Nascimento Presidente do Supremo não se gramam nem com maionese ou molho de tumate; 2ª Coisa – que o Dr. Nascimento, que é aquele fulano muito pequenino e que usa uma barbicha muito divertida (mas nada cool) é esperto e trocista e que tem a cara vermelha das contusões das certidões que lhe atira o Procurador às bochechas não quer que se ouçam as conversas entre o Sô Sócrates e o Sô Vara – o que faz pensar, como dizem os inimigos do Sô Sócrates, que é porque há lá conversas que se se soubessem deixavam ficar mal o Sô Sócrates.
Cá por mim (e até já disse isso à Sôpsora) não auguentava estas coisas, até porque as pessoas não têm emenda e nada adianta recorrer aos tribunais. Nove já processou o Sô Sócrates este ano. Nove jornalistas que disseram mal dele. Há-de ver o que ganha com isso…
Pois não há escândalo em que não metam o Sô Sócrates. Como costumava dizer a avó daquele Sô Vitorino pequenino que se ri muito todas as 2ªs-feiras na TV “Não há festa nem festança a que não vá D. Constança”.
Se fosse cumigo já me tinha admitido. E axo que o Sô Sócrates deve admitir-se para se livrar da cãozuada que já se viu que nunca o largará e para impedir que aconteça uma coisa triste: é que, se não se admite, o ladrar da cãozuada continuará, será cada vez mais forte e não se falará doutra coisa e purisso acontecerá uma coisa muito triste: o Benfica ganhará o que já não cheira há muitos anos, será campeão e nem se festejará devidamente e pouco se falará disso e isso é que não pode ser.

JotaB disse...

Duas frases que nos fazem mediar:

" O que é mais preocupante, não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, ou dos sem ética. O que é mais preocupante, é o silencio dos que são bons...."
Martin Luther King


Nos finais da Idade Média, os monges de Salamanca, exclamaram perante Isabel, a Católica:
“Deus afaste de nós o maléfico vício de pensar!”

JotaB disse...

Este é o País em que vivemos e que precisamos de mudar:

http://aeiou.expresso.pt/faceoculta

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/sociedade/default.aspx?dossier=Caso%20Face%20Oculta

Notícia de 2005:
diario.iol.pt (30-08-2005)
Fim da corrupção colocaria Portugal ao nível da Finlândia
Estudo do Banco Mundial mostra que países podem triplicar rendimento per capita. E diminuir mortalidade infantil. Corrupção prejudica famílias mais pobres com impostos injustos e cria a necessidade de «subornos» nos serviços públicos

JotaB disse...

PAÍS MISERÁVEL
que se deixou dominar por esta cambada!:

Director do jornal Sol diz que poder judicial encobre poder político.

"Hoje acho que há uma conivência do poder judicial com o poder político. Mas penso que se pode dizer mais, há encobrimento do poder político pelo poder judicial. Há factos suficientes para se poder afirmar que há encobrimento", disse José António Saraiva.

A edição de hoje do Sol refere que o Procurador-geral da Republica foi informado pessoalmente de escutas que estavam a decorrer no âmbito do caso Face Oculta e afirma que "a partir desse dia, as conversas mudam de tom e há troca de telemóveis".

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Director+do+jornal+Sol+diz+que+poder+judicial+encobre+poder+politico.htm

http://aeiou.expresso.pt/saraiva-acusa-vara-de-tentar-decapitar-o-sol=f567760

João António disse...

Também me parece que só escrever ou falar já não chega. Temos que intervir de outras maneiras.

JotaB disse...

Crónica semanal de Henrique Neto, no Jornal de Leiria:

Os “aparatchiques” de José Sócrates

O Partido Socialista é
hoje constituído por
pelos menos, quatro
diferentes grupos de
militantes. Em primeiro
lugar a grande massa de
inscritos, que são essencialmente
os fãs do PS, como serão de
qualquer clube de futebol ou associação
de cultura e recreio, isto
é, não são verdadeiramente activos,
até porque já não há militância
no partido, tudo é feito
por profissionais e raramente são
chamados a fazer seja o que for,
ou a dar a sua opinião. Seguidamente,
há aqueles que tendo
cultura e passado politico credíveis,
estão no partido pelas posições,
empregos e influência que
o partido lhes dá, apoiando o chefe
por necessidade e não por convicção.
Segue-se o pequeno grupo
que manda no partido, a clique
dirigente, constituída por
militantes com bastante habilidade
politica, profundo conhecimento
do partido e uma grande
ambição pelo poder e pelas
mordomias que o poder confere,
podendo ou não ter enriquecido
durante a permanência nos
lugares por onde passaram, ou
depois, aproveitando as relações
criadas; usualmente, estão ligados
a empresas ou a grupos económicos,
públicos ou privados.
Finalmente, há os “aparatchiques”,
grupo constituído por ex-funcionários,
alguns autarcas e
muitos jovens saídos da JS, sem
grandes escrúpulos e sem preparação
politica ou humana digna
de relevo e que existem para
servir o chefe, sem grande critério
ou princípios, mas com uma
devoção cega, certos que estão
de receber a devida compensação.
Existe ainda uma outra categoria
de socialistas, os críticos da
direcção do partido, usualmente
com passado e cultura política,
mas desiludidos ao ponto de
já não serem verdadeiramente
militantes. De alguma forma muitos
já estão fora do Partido, ainda
que alguns tentem em certos
momentos fazer ouvir a sua voz,
quase sempre na defesa de princípios,
ou com base em preocupações
devidas à precária situação
económica e social do País.
(continua)

JotaB disse...

As trapalhadas que têm envolvido
José Sócrates desde o início
da sua ascensão política –
Cova da Beira, curso de engenharia,
aquisição de casa, Freeport,
Face Oculta, comunicação
social e caso Figo – foram tornadas
possíveis devido ao sentimento
de impunidade do chefe,
facilitado pela fidelidade de alguns
destes grupos e da passividade
de outros. Parece impossível que
isso aconteça e logo num partido
com a tradição democrática
do PS, mas de facto os socialistas
puseram a detenção do poder
e as mordomias que o poder lhes
dá, acima de todas as outras considerações,
éticas, nacionais e
cívicas. Na grande generalidade
optaram por olhar para o lado,
por negar a realidade visível, as
coincidências sistemáticas e a
dimensão dos problemas criados
ao País, arranjando as desculpas
mais esfarrapadas para justificar
o que se tem passado, ou simplesmente
para não ver. Mesmo
quando confrontados com os
resultados desastrosos da politica
económico do Governo,
encontram na crise internacional
o álibi necessário para justificar
o desastre, sobrevalorizando
cegamente o que foi bem feito,
sem qualquer esforço de organização,
sistematização ou rigor.
Ultimamente, muitos destes
socialistas optaram, sem grande
pudor ou sentido de responsabilidade
politica, por inventar uma
central de perseguição a José
Sócrates, que não nomeiam, mas
que serve bem o objectivo de não
terem de enfrentar, ou de explicar
aos portugueses, os diálogos
gravados nas escutas, ou os documentos
publicados. Aparentemente,
nunca lhes passou pela
cabeça que, apesar do esforço de
desinformação levado a cabo, a
realidade completa possa vir ao
de cima, enterrando o partido no
descrédito e na vergonha. Quando
a única forma de defender o
PS, o seu passado e o seu futuro,
seria a desautorização e condenação
daqueles que envolveram
o partido em práticas ilegais,
ou ética e politicamente
inaceitáveis. Em vez disso, os
militantes com maior visibilidade
pública, entraram pela via
da negação irracional e do manobrismo
politico mais repugnante,
como ainda agora se viu
na reunião da Comissão Nacional.
Sem cuidar de explicar aos
militantes o que realmente se
passou, encurralaram-se na
negação das responsabilidades
politicas e usaram a pretensa
defesa das instituições judiciais,
que antes condenavam, sem cuidar
de saber se isso pode acelerar
o percurso da justiça portuguesa
para o descrédito e para
a irrelevância. _
Crónicas sobre o futuro
HENRIQUE NETO,
empresário
netohenrique8@gmail.com

JotaB disse...

Não podemos fingir que nada aconteceu, que nada acontece:

http://www.tvi24.iol.pt/politica/pttvi-psd-tvi24-inquerito-ultimas-aguiar-branco/1142720-4072.html

JotaB disse...

Senhor Procurador-Geral da República, Senhor Dr Pimto Monteiro, faça-nos um favor...
DEMITA-SE
DEMITA-SE
DEMITA-SE
Precisa de ajuda para o fazer?
Diga-o e eu dar-lhe-ei essa ajuda.
Fico a aguardar o seu pedido...