sábado, 1 de dezembro de 2012

Vale a pena ouvir com atenção

O nosso amigo JotaB inseriu em comentário ao post anterior, uma indicação de acesso para um conjunto de intervenções de Henrique Medina Carreira que justificam "perdermos" algum tempo a analisá-las.
Aí se condensam algumas análises sobre a situação do País e as perspetivas de evolução.
Será interessante comparar aquilo que se diz com aquilo que se passa e pensarmos um pouco sobre a trajetória que tem estado a ser seguida.
As conclusões não serão difíceis de tirar.

Aceda a :
http://www.youtube.com/watch?v=bMYnno9-wak&feature=BFa&list=PL06FADCCD2C3A2294

5 comentários:

JotaB disse...

Imaginemos o nosso país a ser governado por ALGUÉM como PEPE MUJICA!
Imaginemos um PEPE MUJICA em cada um dos países europeus!

http://www.youtube.com/watch?v=zsOGZKRVqHQ&feature=player_embedded

menvp disse...

«...nosso país a ser governado por...»

-> Conversa de INGÉNUO ou de MARIONETA...
-> De facto: o conceito de «governante» pressupõe um sistema MUITO PERMEÁVEL a lobbys... e aquilo que importa mesmo... é um sistema MENOS PERMEÁVEL a lobbys...
.
-> Por um sistema MENOS PERMEÁVEL a lobbys: temos de pensar, não em políticos «governantes», mas sim, em políticos «gestores públicos» que fazem uma gestão transparente perante cidadãos atentos: blog «fim-da-cidadania-infantil».

JotaB disse...

“Conversa de INGÉNUO ou de MARIONETA...”
???????????

O Governo é "a organização, que é a autoridade governante de uma unidade política",[1] "o poder de regrar uma sociedade política"[2] e o aparato pelo qual o corpo governante funciona e exerce autoridade.[2] O governo é usualmente utilizado para designar a instância máxima de administração executiva, geralmente reconhecida como a liderança de um Estado ou uma nação.[3] Os Estados que possuem tamanhos variados podem ter vários níveis de Governo conforme a organização política daquele país, como por exemplo o Governo local, regional e nacional.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

menvp disse...

SIM!

-> Conversa de INGÉNUO ou de MARIONETA (ao serviço de lobbys): é difundir/propagandear o conceito de "político/governante"... ou seja, alguém dotado de um 'cheque em branco' passado pelos cidadãos.
-> Pelo contrário, os cidadãos devem, isso sim, é implementar um outro conceito... o conceito "político/gestor-público"... ou seja, alguém que faz uma gestão transparente para/perante cidadãos atentos... leia-se, «fim-da-cidadania-infantil».
{Por exemplo, veja-se o 'trabalhinho' do lobby dos banqueiros - com políticos dotados de 'carta branca' (leia-se, cidadãos de mãos atadas):
- nacionalização do negócio madoffiano BPN;
- nacionalização de fundos de pensões em pré-falência;
- entrada do Estado em bancos à beira da falência.}

menvp disse...

P.S.
O conceito de "político/governante" permitiu que o contribuinte fosse transformado no 'depósito do lixo' dos banqueiros.
PELO CONTRÁRIO, o conceito de "político/gestor-público"... permitiria ao contribuinte defender-se!