sábado, 5 de setembro de 2009

De força Emergente a força Suspensa

Crónica de um País adormecido
O mais grave atentado á liberdade de imprensa, foi ontem cometido neste País.
Os jornalistas visados, pediram apoio á população.
Através de sms, de blogues, por contactos telefónicos, foi solicitada a comparência junto das instalações da TVI. Para hoje ás 20 horas. À hora do jornal suspenso.
Quando partimos de Lisboa, fomos uma hora mais cedo para poder estacionar o carro. Imaginámos um transito caótico naquela Zona. Vendo bem, tratava-se do noticiário com maior audiência no País. Tinha sido lá que o Povo teve oportunidade de conhecer alguns dos desvarios maiores da nossa democracia. Da Cova da Beira ao Freeport, tudo nos foi sendo mostrado e explicado. A inqualificável decisão de o suspender, teria de ter uma resposta á altura.
Quando chegámos, ainda não estava ninguém. Estacionámos com facilidade. Ainda era cedo. Cerca das 20 horas, chegou um grupo de 8 pessoas, depois mais 3 e depois mais 2
O estranho cenário que íamos tendo diante dos olhos, deixava-nos perplexos. Eram mais os jornalistas que a "multidão".
Estranho País este que não percebe o que se está a passar. Nem sequer é solidário com aqueles que assumiram enfrentar o poder corrupto instalado. Manuela Moura Guedes, Carlos Enes e Ana Leal mereciam outro apoio. Sentimos na pele a falta de solidariedade de um Povo.
Quando deixámos Queluz, tornou-se obrigatória uma reflexão.
No tempo presente, nada justifica o esforço que vimos fazendo na procura de soluções e consensos que acabam sempre por falhar. O secundário e o particular, têm acabado sempre por impedir o essencial.
O poder instalado irá continuar tranquilo e o País adormecido.
Quando um dia acordar, se alguém entender que poderemos ser úteis, vejam se ainda andamos por cá.
Hoje suspendemos todas as acções da Força Emergente.
A nossa luta sempre foi no sentido de se conseguir um País mais justo, com gente séria e verdadeiramente ao serviço do Povo. Apresentámos ideias e defendemos princípios. Nunca tivemos ambições pessoais. Sempre nos oferecemos para lutar com quem se apresentá-se melhor apetrechado e com melhores ideias, desde que sob os mesmos princípios.
De momento, nada justifica o tremendo esforço físico e financeiro que fomos fazendo.
Tudo aconselha a suspender a nossa "força".
Para aqueles que mais de perto nos foram seguindo e apoiando, talvez seja um até logo. A evolução do País assim o irá determinar.

4 comentários:

JotaB disse...

Que mais me resta, senão respeitar a decisão tomada pela FORÇA EMERGENTE e reconhecer que as razões invocadas são ponderosas e evidentes.
Eu estive em frente às instalações da TVI e vi, melhor dizendo, esperava ver os PORTUGUESES com vontade de se libertarem da canga. Mas eles não apareceram, eles não estiveram lá.
Pobres portugueses que se deixan explorar e amordaçar por políticos corruptos, sem princípios, que governam e desgovernam este pobre país.
Os HOMENS que costituem a FORÇA EMERGENTE podem contar sempre com o meu total apoio e têm a minha gratidão por tudo o que fizeram e sei que irão continuar a fazer por Portugal e pelos Portugueses.
MUITO OBRIGADO!
UM GRANDE ABRAÇO.

PS: - Deixem-me deixar, de novo esta mensagem (para ouvir, como se fosse dita por um PORTUGUÊS para os portuguses):

http://www.youtube.com/watch?v=Lo1gPVsKp5E&eurl=http%3A%2F%2Fescolarevisitada%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded

...e já agora, mais esta:

http://www.youtube.com/watch?v=wAu1Z8t0kfg&NR=1

Cristina Ribas disse...

Força Emergente!

Não contava com este desfecho!
A situação actual é de extrema gravidade e precisa de todos! Não podemos desistir! Depois de ontem vos conhecer, pensei que este seria mais um movimento com que podemos contar! Não importa quantos éramos ou quantos, como eu, aderiram à vossa chamada por uma triste realidade da maior importância! A LIBERDADE!

Mas se todos desistirmos, que vai ser deste país?! urge continuar, cada um no seu lugar e no dia-a-dia!

circulo dos revolucionarios livres disse...

NEM SEI COMO COMENTAR...DE QUALQUER FORMA PODE CONTAR COMIGO...NAQUILO QUE ESTIVER AO MEU ALCANCE...SEMPRE!
A.F.F.

Força Emergente disse...

Caros amigos
O futuro deste Povo, terá de contar com vocês e com todos os que têm uma visão alargada do País e do Mundo. Todos os que se integram na Força Emergente, nada mais pretendem que colaborar com aqueles que lutam para se tentar construir uma sociedade mais justa e equilibrada, onde os valores sejam a referência básica da acção politica. Não estamos nesta batalha por lugares, não concorremos a nada, nunca pedimos nada a ninguèm, nem pretendemos qualquer protagonismo. Até hoje, aquilo que oferecemos, foi colaboração a quem se diz lutar por um País mais digno.
Quando aqueles em quem depositamos confiança, são os primeiros a demonstrar a falta de solidez intelectual, para não utilizarmos outro nome, e comprometem iniciativas agendadas em conjunto, acabam por ampliar o significado do Post em análise. De facto o Povo Português é pouco solidário. Mas e infelizmente, muitos dos que dizem lutar contra o Sistema Politico instalado, acabam por ser os verdadeiros garantes da sua continuidade.
Contra estas mentalidades e este estado de coisas é muito dificil sermos efectivos nas iniciativas que vamos tentando.
A nossa suspensão não significa desistência.
Isto porque os nossos sentimentos nos impulsionam e nunca desistimos de nenhuma batalha. Só que esta foi ferida gravemente pelo chamado "fogo amigo". Quando assim acontece o melhor é suspender a batalha.
A Guerra irá ser mais á frente.
Continuaremos a apoiar a construção da Plataforma de Intervenção Civica.
O nosso obrigado a todos os que nos vêem manifestando apoio.