segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A Força que nos obriga

Olhamos o País e tudo continua inerte. Excepto o habitual frenesim pelas compras de natal.
Não se vê nem se ouve nada de inovador. As coisas vão fluindo ao ritmo das coisas estabelecidas.
A sociedade estagnada pela falta de ideias que possam despoletar novos factores de diversificação e desenvolvimento, vai respondendo aos quesitos estratégicos da classe politica vigente. Chama-se a isso a técnica do "amolecimento sistémico".
Essa tarefa tem vindo a ser exemplarmente desempenhada pela grande maioria da comunicação social em cumprimento da estratégia politica há muito assumida.
Por vezes interrogamo-nos por onde andarão aqueles que sentiram o fervor das ideologias, em tempos ainda não muito distantes.
Nessa altura sentia-se o impulso para combater por ideias e reformas. Entendia-se a necessidade de se evoluir para sociedades onde a justiça social e o desenvolvimento pudessem gerar outra qualidade de vida.
Contestavam-se as restrições á informação e ao associativismo.
Éramos paladinos de bandeiras libertárias.
Queríamos respirar melhor e não termos de sentir o sufoco das ideias impostas.
Quem sabe se por ironia, muita dessa gente não são hoje os esbirros deste Sistema Político que já nos incomoda muito mais do que aquele em que ainda vivemos mais de 20 anos.
Para chegarmos a este ponto, valia mais termos evoluido naturalmente.
Ao permitimos que tantos oportunistas acedessem ao poder, deu como resultado traírem as ideologias e irem arrastando o País para a situação mais negra da nossa história. E continua a não haver reacção ou contestação.
Mesmo os chamados pequenos partidos, normalmente portadores de mensagens contestatárias ou denunciadoras da situação política, adormecem anos a fio sem capacidade ou motivação para a luta constante que é exigida para se poderem atingir sejam quais forem os objectivos.
È bem conhecida e com resultados comprovados, a estratégia de "mudança controlada", que acontecendo de forma lenta e suave, vai provocando um estado de habituação e conformismo que leva ao amortecimento dos sentidos e inibe a capacidade de gerar movimentos reactivos sustentados. Nesta estratégia a Comunicação social desempenha um papel de relevo, e a NET completa de forma consistente o ciclo de motivações diferenciadas que nos conduzem para outros objectivos e ocupações.
Somos cada vez mais um Povo de gente controlada e sem ideias próprias.
Sem capacidade de reacção.
Traidores do futuro dos nossos filhos.
Quando é que iremos assumir o dever de contrariar estes políticos e estas politicas?

ADENDA - A Força Emergente pediu hoje a constituição de assistente no processo judicial movido contra José Sócrates, Alberto Costa e Lopes da Mota, na sequência das pressões sobre os magistrados do processo Freeport.
Seria para todos um excelente Natal e um próspero novo ano, se estas personagens já não nos incomodassem nos tempos mais próximos.
O País tem que se libertar desta gente e responsabilizá-la criminalmente se necessário.

7 comentários:

JotaB disse...

Transcrevo, integralmente, o artigo de Daniel Bessa, no Expresso de 19 de Dezembro.

"10.000.000.000 EUROS/ANO

Dez mil milhões de euros/ano. Um número redondo, fácil de reter. É quanto, entre aumento de receitas e diminuição de despesas, o Estado Português tem de reduzir o seu défice anual. Não para o anular mas para o trazer para os 3% do PIB. Mil euros por português/ano, em média.
Pode fazê-lo de vários modos: subir a taxa máxima do IVA para 35% (e as outras proporcionalmente); subir a taxa máxima de IRS para 87% (e as outras proporcionalmente); reduzir em 47% os salários da função pública; privatizar 35% dos serviços públicos.
Pode também proceder a qualquer combinação destas e de outras medidas, em doses variáveis: por exemplo,reduzir para metade o investimento público, fixar a taxa máxima de IVA em 23%, fixar a taxa máxima de IRS em 52%, privatizar ou encerrar 7,5% dos serviços, reduzir em 10% os salários dos restantes funcionários públicos

A escolha da solução é política. Menos despesa? Mais impostos? E, neste caso, mais IVA, ou mais IRS? Tributar juros reais e ganhos reais de capital? Em qualquer caso, tudo junto, tem que chegar a 10.000.000.000€/ano.

Acredito pouco em soluções gradualistas, que correm o risco de prolongar a agonia. Como em 1983/84, prefiro que o problema seja resolvido de uma vez; e que, a partir de então, tudo comece a melhorar."

LI, RELI, VOLTEI A LER, O ARTIGO DE DANIEL BESSA.
NÃO SOU PERITO EM FINANÇAS. NÃO CONHEÇO AS FINANÇAS PÚBLICAS, MAS SEI QUE ESTAMOS A CAMINHO DA BANCARROTA. SEI, TENHO A CERTESA, QUE ESTES POLÍTICOS, OS NOSSOS POLÍTICOS, MAIS UMA VEZ, IRÃO ESCOLHER A SOLUÇÃO QUE MAIS LHES CONVÉM E AOS SEUS AMIGOS, EM TOTAL DESPRESO PELOS LEGÍTIMOS ANSEIOS DOS PORTUGUESES.
A TODOS AQUELES QUE POSSAM FUGIR DESTE PAÍS, RECOMENDO, VIVAMENTE, QUE O FAÇAM, OU QUE, DECIDINDO FICAR, ASSUMAM A RESPONSABILIDADE DE CONTRIBUIREM PARA UMA RADICAL E DEFINITIVA MUDANÇA.
TEMOS DIREITO A UM PAÍS LIVRE DE LADRÕES.

JotaB disse...

Estamos em plena época natalícia, mas isso não me impele a desejar Boas Festas aqueles que nunca manifestaram qualquer respeito para com os seus concidadãos.
A esses desejo que "vão para o raio-que-os-parta".
A estes, os desprotegidos e roubados, desejo um bom Natal, mas, sobretudo, um BOM ANO DE 2010.

Notícias nos jornais de hoje:

http://www.ionline.pt/conteudo/38706-defice-do-estado-ja-ultrapassou-os-13-mil-milhoes-euros

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=157857&dossier=Caso Face Oculta

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1415168

http://www.ionline.pt/conteudo/38812-sugestao-padre-os-mais-pobres-devem-roubar-nas-grandes-superficies-comerciais

JotaB disse...

UM BOM NATAL
UM BOM NATAL
UM BOM NATAL

UM EXCELENTE 2010
UM EXCELENTE 2010
UM EXCELENTE 2010

João António disse...

Um Santo e Feliz Natal.
Abraço

Força Emergente disse...

Caros amigos
Que o novo ano possa trazer uma nova esperança para todos.
Se cada um de nós se empenhar em fazer algum esclarecimento junto desta grande massa de incapazes que é a maioria do Povo Português, é possível começarmos a pensar num novo País e num novo Sistema Politico com gente séria e honesta á frente do governo da Nação.
Um dia o País irá reconhecer aqueles que, sem quiasquer objectivos pessoais ou políticos, alguma coisa vão fazendo em prol duma sociedade mais justa e equilibrada.
Esta é a missão da Força Emergente e a mensagem que pretendemos deixar é esta:
Quando nos conseguirmos juntar, a história do País será concerteza outra. Nós estaremos sempre ao lado daqueles que lutam por principios e por uma sociedade mais justa.
Quem se apresentar conta connosco.

JotaB disse...

2009 está a chegar ao fim.
É um ano de má memória para a maioria dos Portugueses.
2010 terá que ser diferente. Terá que ser melhor.
Tenhamos a coragem necessária para fazermos a mudança. Aqueles que vêem além do seu umbigo terão que juntar as suas forças.

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelID=00000093-0000-0000-0000-000000000093&contentID=5A91DAAE-7257-405C-889F-4B20121FCC18

http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=M%E1rio Crespo

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=8370574D-DA8B-4C0E-99F2-EA1FD55C6688&channelid=B448C478-EA33-44CA-AA4E-38CAB9E39ED5

JotaB disse...

Afinal está tudo bem. Não se passou nada. Foi só fumaça.
A justiça existe e funciona. O problema é que nós não nos apercebemos. Estamos cegos.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/face-oculta-vara-stj-socrates-escutas-tvi24/1113117-4071.html

http://aeiou.expresso.pt/face-oculta-noronha-diz-que-erro-de-juiz-de-aveiro-anulou-escutas=f555247