domingo, 26 de fevereiro de 2012

Por onde anda a reação ?

Os que viveram os tempos do PREC lembram-se bem do slogan mais utilizado na altura para apontar ou hostilizar todos aqueles que parecessem não estar configurados á matriz revolucionária / comunista instalada.
Nesses anos de 74 e 75 a única alternativa que se apresentava a quem não se  enquadra-se naquela via, era optar pelo apoio ao chamado socialismo democrático. Como sabemos as coisas no Norte passaram de forma diferente.
Ser revolucionário era na altura quase uma obrigação e um dever. O país, a nível de algumas das principais cúpulas no poder, tinha enveredado por uma linha marxista / estalinista.
Fruto desse estado de coisas, a constituição consagrou mesmo como grande objetivo, a construção de uma sociedade a caminho do socialismo.
Por principio e convicção era na altura "reacionário" e paradoxalmente, alguns dos meus amigos mais próximos eram "comunas inveterados", como gostava de lhes chamar. Ao assumir que era reacionário era  a consequência de não gostar do modelo politico-social subjacente ás propostas que na altura dominavam o espectro politico e comunicacional.
Para quem conhecia o mundo e muito em particular a forma de vida instalada na U.R.S.S e países lemitrofes, algumas das boas ideias comunistas eram contrariadas pela prática em vigor naqueles países.
O slogan "fascismo igual a comunismo" era o cavalo de batalha da reação.

Sempre me pareceu que as ideologias acabavam por servir apenas para se concretizarem projetos de vida de alguns dos seus defensores.
Com maior ou menor dificuldade, os revolucionários da ocasião depressa se foram integrando no novo sistema que acabou por se implantar.

Tudo isto vem a propósito de algumas intervenções que na semana passada pudemos ver na assembleia da republica. Quando a determinada altura ouvimos dizer "senhor deputado o seu tempo terminou" pudemos ver o rosto sorridente do deputado comunista António Filipe. Estava na altura com as funções de presidente substituto. Via-se que o homem estava satisfeito e mesmo até "inchado".
Lembrei-me do PREC.
Estes não eram aqueles homens que queriam pela via revolucionária alterar o regime politico ?
E agora o que é que querem ou propõem ? O que é que fazem para contrariar esta linha politica que vai ao arrepio de tudo aquilo que são os fundamentos da teoria marxista ?
O que é que propõem os seus sindicalistas ás massas trabalhadoras, para lá de manifestações inócuas e sem qualquer resultado ?
Iresia suprema. Defendem também a tão inadmissível estabilidade ! Lembremo-nos da "repulsa" dos dirigentes da Inter sindical pelos distúrbios verificados aquando da ultima manifestação.
Concerteza que os verdadeiros comunistas devem sentir repulsa pelos seus actuais representantes.
Certamente que não será com esta gente que irão conseguir alguma vez alterar o agora designado sistema democrático.
Será que este também lhes serve ? Já não sentem vontade de vir para a rua gritar ?

Acabámos assim por chegar a um regime politico anacrónico e sem capacidade de resposta ás necessidades do País, onde as ideias servem apenas para serem lançadas ao vento e o que conta é a mesa da sala de jantar onde todos se encontram e onde comem do mesmo prato.
Sinto saudade daqueles que fizeram o Maio de 68.
Sinto saudades do Zeca Afonso.
Sinto saudades de todos aqueles que foram genuínos e sinceros mesmo que as suas ideias não fossem as minhas.
Gosto daqueles que se assumem e combatem mesmo sabendo que uma batalha não faz a guerra.
Sem duvida que fui "reacionário" em 74, assim como sou em 2012.
Continuo a pensar que é exigível um outro tipo de ação politica que permita corrigir a estrutura social e atenuar as desigualdades, propiciando níveis de desenvolvimento que nos possibilitem afastar da espiral de pobreza em que nos encontramos.
O actual regime politico não pode subsistir por muito mais tempo, pois apenas serve a classe politica instalada e os grupos de interesses que a ela estão ligados. Para este combate aceitamos integrar-nos com todos aqueles que façam da ética e dos valores os referenciais obrigatórios a atingir. Sejam quais forem as bandeiras ou as ideologias.
Os amigos não se escolhem e os melhores que tive até se diziam comunistas.
Onde é que andará o Afonso Gradiz? 
Como oficial miliciano no R.A.C. em 1970, tudo fazia em prol da melhoria das condições dos soldados ali destacados. Encontrava-se mais vezes nas casernas que na messe dos oficiais.
O Fernando Ribeiro que é actualmente professor numa universidade em Moçambique e que no final dos anos 60 como técnico do SNE - serviço nacional de emprego, prolongava pela noite dentro o seu horário de trabalho para junto daqueles que se apresentavam á procura de emprego os poder ajudar da melhor forma possível.
Estes sim, justificavam as ideias que tinham e comprovavam diariamente um elevado sentido de solidariedade.
O nosso tempo de passagem ficará perdido se nas memórias dos que ficam nada ficar registado que nos possa orgulhar. Por muito pouco que nos possa parecer.
Foi por isso que hoje me lembrei do Fernando e do Gradiz. Com eles presentes, o combate seria mais fácil.
Carlos Luis

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem.
Ainda bem que o amigo não se deixa enredar na hipnose colectiva.
Os antigos revolucionários estão todos gordos e anafados.
São a actual burguesia.Mas uma burguesia parasitária,toda à conta do Estado,nada a ver com a burguesia capitalista que fingiam abominar,que era produtiva.Vivia da indústria,comércio,agricultura,etc.
Os actuais Senhores nem perdem tempo a contribuir para o PIB,limitam-se a ir directamente ao bolso do cidadão.
Se fossem escrutinar a origem dos bens destas hordas de "democratas" desde o 25 do A,ia ser o bonito!
Mas nem com as dificuldades do país e a miséria que leva milhares a comer nos caixotes do lixo,eles abandonam os esquemas ardilosos para arredondar as suas contas.
Nas autarquias e empresas públicas continuam os desperdícios e negociatas.
Ninguém trava esta gente.

JotaB disse...

Contrariamente ao amigo Carlos Luís, sempre me senti “revolucionário”, apenas porque sempre procurei estar do lado e ao lado daqueles que lutavam e lutam pela mudança dos poderes instalados e acomodados, sempre que renegam os legítimos anseios daqueles que os elegeram.
Mas a diferença entre “reacção” e “revolução” não passa, nunca terá passado, duma mera questão de semântica.
Vemos que os “revolucionários” de outros tempos são, inquestionavelmente, os “reaccionários” de hoje. A maioria desses “revolucionários / reaccionários” não teve, não tem, estatura moral e intelectual para ser outra coisa, senão oportunista, cuja ideologia nunca foi além da manjedoura dos dinheiros públicos.
RESISTÊNCIA ou REVOLTA, em momentos diferentes, podem ser uma e a mesma coisa. O que conta é o lado da trincheira que cada um ocupa, num dado momento.

JotaB disse...

Miserável país aquele que não tem heróis.
Miserável país aquele que precisa de heróis.

Bertolt Brecht

José Gonçalves Cravinho disse...

Eu,como simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velho (quase 88 anos)digo simplesmente
que é a pulhice humana que impede
a construção duma sociedade de justiça social em que não haja exploração do Homem pelo Homem.
Foi a pulhice humana que corrompeu o Ideal do Socialismo que se pretendia construir na URSS e será sempre a pulhice humana que impedirá a construção duma sociedade Socialista.Mas ser partidário de um Ideal,embora seja uma utopia,acho que não é crime.

Anónimo disse...

O texto em questão devia ser colocado no seu contexto histórico e revolucionário. Que eu saiba não se fazem revolução acenando lenços como se estivesse em Fátima na procissão das velas.Os revolucionários a que o senhor se refere correram risco de vida para que hoje possa nesta Blog dizer o que lhe vai à cabeça.Depois é preciso que se diga que esses revolucionários foram todos postos na prateleira, como Aconteceu a salgueiro Maia, Otelo e muitos outros. Até muito recentemente Portugal foi desde 1975 governado pela direita. Portanto o que diz não tem sentido uma vez que nunca foram governo. O mandar calar por o tempo terminar. Apenas significa que há regras e não foi sequer aquele senhor que a criou. Afinal o que queria uma Assembleia de nabos ai soco? para mim o senhor não gostas do governo actual e isso causa-lhe azia.