terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Isto é a respeitabilidade de quem nos governa

Quando estiverem a ver ou ouvir a nossa comunicação social a debater ou comentar o Chega ou André Ventura, pensem se será possível que possam chegar ao ponto mínimo da decência politica em que há longos anos navega esta gente do PS. Chegou-se ao ponto mais baixo e os atores politicos são quase sempre os mesmos.
Para nós isto não é novidade pois fomos assistentes no processo Freeport e tivemos acesso a muitas outras informações que comprovavam a completa impunidade de quem ía tomando as mais irresponsáveis decisões politicas. 

O descritivo abaixo inserido atesta isto de forma linear.
Numa escuta telefónica divulgada pela SIC, António Costa telefonou a Paulo Pedroso, no dia 21 de Maio de 2003, pelas nove da manhã, dizendo-lhe: "Já fiz o contacto. Disse que ia imediatamente falar com o procurador do processo, portanto o Guerra. O receio que tem é que a coisa já esteja nas mãos do juiz. Pá, talvez o teu irmão seja altura de falar com o Guerra".

Na manhã mais longa do PS, os dirigentes procuravam evitar a detenção de Paulo Pedroso através do tal procurador João Guerra que, por sua vez, é irmão de Carlos Guerra, ex-presidente do Instituto da Conservação da Natureza que viabilizou o Freeport.
Carlos Guerra e João Guerra são irmãos de José Guerra, procurador que já trabalhou no Eurojust, sob alçada de José Lopes da Mota. Lopes da Mota demitiu-se na sequência de ter sido acusado e condenado a 30 dias de suspensão por pressionar magistrados no âmbito do processo Freeport - que, recorde-se, foi viabilizado pelo irmão de José Guerra. Por sua vez, Lopes da Mota foi nomeado adjunto do Gabinete de Francisca Van Dunem, que nomeou José Guerra para a procuradoria europeia, em detrimento de uma magistrada selecionada pelas instituições europeias, com o envio de um currículo contendo "lapsos".
Demitiu-se o Director-Geral da Política da Justiça, na sequência dos tais lapsos. E viveram felizes para sempre.
Esperemos que não.

Sabem com quem é "casada" a presidente do PS ? Sim é verdade, é o tal Paulo Pedroso.
Mesmo com alguém pela qual tínhamos elevada consideração, acabámos por ficar desiludidos quando Ana Gomes integrou este estropício na sua "enturage" atual. 
Para cumulo, o homem que agora preside ao Parlamento assumiu "que se está cagando para a justiça".
Caros amigos, não estaremos obrigados a alterar o rumo do País ?

Sem comentários: