quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dever de Cidadania

O mau funcionamento do sistema de justiça tem sido motivo de preocupação para a generalidade do Povo Português. Um sistema democrático só sobrevive se as instituições básicas da sociedade responderem ás necessidades das populações. O resultado de quase 35 anos de políticas governativas do PS e do PSD, foi a criação de um Sistema Legislativo e uma Orgânica Judicial feita á medida desta classe politica que ao longo dos anos moldou o Sistema á medida dos seus interesses.
A ausência de justiça significa empobrecimento do País.
E foi isso que aconteceu, pois estamos hoje ainda mais reduzidos e insignificantes que então éramos em 75.
Estamos mesmo mais atrasados que a generalidade dos Países que integram a União Europeia, tendo descido vários lugares no chamado "ranking" do desenvolvimento comparado.
A ausência de justiça significa empobrecimento do País.
De facto é absolutamente revoltante vermos a forma como o poder politico controla e condiciona a eficácia do poder judicial. E tudo isto é o resultado das nomeações políticas para os cargos de responsabilidade no Sistema de Justiça.
O País empobrece e os cidadãos desesperam.
Cumprindo o nosso dever enquanto associação cívica, assumimos a responsabilidade de contribuirmos para que as coisas se alterem. Não é possível aceitarmos a continuação deste estado de permanente duvida sobre a eficácia da justiça. Não podemos admitir que no nosso País exista uma classe de previligeados que se isenta de responder perante os tribunais.
Chega de habilidades legislativas e processuais. É tempo de dizer BASTA.
Não é possível continuar com esta promiscuidade de inter-relações entre a classe politica e o poder judicial.
Aceitamos perfeitamente que possam haver preferências políticas e pessoais entre magistrados e políticos. Sabemos é que relações próximas inibem a eficácia e geram suspeições que caberia inclusivamente aos magistrados serem os primeiros a reconhecer e evitar.
Foi por esta razão que hoje pedimos a recusa da senhora procuradora geral adjunta, Cândida Almeida, em continuar ligada ao processo Freeport. Nada nos move relativamente a esta personalidade. Aquilo que sentimos é que o processo Freeport se arrasta no tempo, os arguidos vão surgindo a conta gotas e o responsável máximo pela aprovação deste projecto não se demitiu, não foi demitido, nem foi constituído arguido.
Paralelamente a isto, vemos a procuradora responsável pelo processo de braço dado com o Ministro da Justiça.
Isto é verdadeiramente escandaloso. Como é que a procuradora nos pode convencer que tem distanciamento suficiente para continuar ligada a este caso? Sabemos que não é possível.
Outros membros do partido socialista e perante situações de responsabilidade política, mesmo que indirecta, tiveram o bom senso de pedir a demissão.
Para bem do País teria sido necessário que o senhor josé sócrates tivesse tido uma atitude idêntica, pois revelaria um mínimo de dignidade e decência. Ao não o fazer, descredibilizou-se enquanto político e demonstrou que o País tinha razão em desconfiar das promessas e compromissos que nunca cumpriu. Este homem não merece mais o respeito do Povo Português.
Vamos retomar Portugal

7 comentários:

JotaB disse...

Constatei, com enorme agrado, a visibilidade que foi dada à Força Emergente, no pedido de recusa de Cândida Almeida, na condução do processo Freeport, depois de, oportunamente, se ter constituido como assistente no referido processo.
A teia legislativa é assustadora. Os políticos fabricaram leis para se tornarem intocáveis, perante a justiça, e para esbulharem o cidadão comum. Eles acham-se com direitos especiais, a quem tudo é permitido, enquanto para nós sobram apenas deveres. Nós produzimos e pagamos impostos. Eles gastam-os e exigem mais e mais, pois a pandilha é cada vez maior e os vícios cada vez mais caros.
Para o "ZÉ" não há justiça. Sem justiça não há democracia. Sem democracia não há liberdade.
Só me considerarei um PORTUGUÊS LIVRE, só acreditarei na justiça, quando vir estes biltres na cadeia.
Força, Força Emergente!

JotaB disse...

Estamos já a assistir às adjudicações de última hora e à criação de empregos, com ordenados chorudos e reformas garantidas ao fim de um par de anos, para os elementos do bando.
Eles sabem que vão perder as eleições e, por isso, "garantem" o seu futuro e os da pandilha.
Mais uma vez, serão os impostos do "zé" a pagar o saque. Eles, os biltres, apropriam-se do dinheiro dos nossos impostos, enquanto nós morremos à fome.
Só um povo manso e habituado à canga é que não se revolta contra esta canalha.

José Maria Martins disse...

Vejam este video sobre o PS e Sócrates.

http://www.youtube.com/watch?v=RGifIRPu7ew

PS Jamé!

JotaB disse...

A próxima legislatura terá poderes costituintes. Por isso, chegou o momento de exigir um compromisso dos partidos concorrentes às próximas eleições.
Deverá ser elaborado um "caderno reivindicativo", com exigências exequiveis e inegociaveis.
Nesta base, atrevo-me a propor dois pontos essenciais :
- Criação de círculos uninominais.
- Abertura das candidaturas a outras formas de associação, para além dos partidos políticos.
Haverá muito mais a exigir, mas eu não sou o único detentor da "verdade".
VAMOS RETOMAR PORTUGAL

Força Emergente disse...

Caro JotaB
De facto o meu amigo é inteiramente um homem da Força Emergente. Esse é de facto um dos nossos objectivos assim como a introdução do plebiscito. O voto que serve para eleger tambem tem de servir para demitir. Assim os politicos corruptos terão muito mais cuidado.
Quando tiver possibilidade, agendaremos um encontro.

JotaB disse...

Acabo de ouvir esta notícia TSF. Aqui fica o link :www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1310365

Força Emergente disse...

Caro amigo joão

Não consigo aceder através deste link.