terça-feira, 4 de maio de 2010

Nem um sinal

A actividade económica está estagnada.
O desemprego aumenta.
As bolsas caiem.
As reformas são adiadas.
As pensões baixam.
A recessão visível é anunciada.
O futuro da U.E. é já questionado.
Contudo o povo não se mexe.

No entanto ela move-se. A Grécia.

Façamos uma paragem para reflexão.
O que é que se passa ?
Nada.
Nem o povo se mexe, nem os políticos se decidem.
Parece que ninguém está a perceber o estado em que nos encontramos. Ou não quer perceber. Ou não lhes interessa perceber.
O descalabro é no entanto evidente e leva alguns ex ministros a questionarem o responsável máximo da Nação.
Para quê ? Para nada.
Ele continua a fingir que não percebe o estado em que se encontra o País. Ou percebe mas não entende. Ou entende mas não percebe.
Lá fora no entanto ela move-se. A Grécia.

Por cá, a dívida aumenta.
As receitas diminuem.
Os incobráveis crescem.
O TGV avança.
Os políticos entendem-se.
Mas o Povo não entende. Nem se mexe.

Lá fora a Grécia percebe e move-se.
Sabem que as medidas que lhes vão impor mais não são que o seguro de subsistência das classes politicas corruptas e incompetentes que infestam a União Europeia.
É a defesa da União.
Por cá só temos uma opção. Passar ao ataque.
Com mais povo ou menos povo.

posto por Carlos Luis

6 comentários:

Diogo disse...

Mas qual é o problema da Grécia? Dever rios de juros a agiotas?

A questão que todos temos de colocar é porque é que o BCE empresta biliões aos bancos privados a 1% que, estes, depois emprestam a 5% aos Estados.

JotaB disse...

Portugal vai emprestar dois mil milhões à Grécia. A Alemanha vinte e dois mil milhões. Os outros países da União irão emprestar verbas entre um valor e o outro.
Esta afirmação/evidência dá a dimensão exacta do nosso país no contexto europeu.
Mas, há sempre um mas, Portugal irá ser um dos países penalizados, pois terá que pedir esse dinheiro emprestado, enquanto que outros, os países mais ricos, irão emprestar capitais próprios, ou terão esse dinheiro a juros muito baixos.

Os países ricos vão ganhar muito dinheiro, ao cobrarem aos gregos juros entre os 5% e os 6%, quando utilizam capitais próprios ou conseguem financiamentos a valores mais baixos. Os mais pobres arriscam perder dinheiro pois vão ter que o pedir emprestado a um juro mais alto do que o vão emprestar.

MORAL DA HISTÓRIA:
Os países ricos, da dita UE, irão ganhar muito dinheiro, mais uma vez, à custa das PESSOAS dos países necessitados.

ESTA É A EUROPA DOS POLÍTICOS QUE TEMOS.

Lusitano disse...

..."Confesso que estava longe de imaginar que esta decisão da Assembleia da República seria o ponto de partida para um processo kafkiano absolutamente vergonhoso na forma como foi mediatizado. Transformou-se a minha necessidade de ir ver os meus filhos numa indecorosa exigência.

Ora o que aqui está em causa não são os montantes das minhas deslocações. Montantes pouco significativos em relação aos gastos correntes do Parlamento, como aliás todos os partidos com assento parlamentar muito bem sabem."...

Isto, disse a Sra. Deputada Inês de Medeiros numa entrevista dada ao Público de ontem* , a propósito dos pagamentos das suas viagens de fim-de-semana para Paris pela Assembleia da República, tudo num choradinho muito ao estilo do fado das vielas, mas, que não tem razoabilidade nenhuma, muito menos duma pessoa do partido do Governo e ainda por cima, no estado em que a nossa Economia se encontra.
Se a senhora quer ir ver os filhos, está no seu pleno direito, se mora em Paris, bom, não tendo sido eleita pelo círculo da emigração, não me parece lá muito lógico, agora o que não parece ter lógica nenhuma, é ter sida eleita pelo círculo de Lisboa e querer, ou pelo menos achar que tem direito a que lhe paguem os transportes para França, e se resolvesse levar os filhos para a China ou para a Austrália? Não só tinha direito a que a AR lhe pagasse as viagens, como
devido às longas distâncias, passaria a semana toda a andar para trás e para a frente, mas isto tem alguma cabimento???
Conheci pessoalmente a Inês de Medeiros bem como as irmãs e o pai Vitorino de Almeida, pessoa que admiro, quando não mais, pelo seu papel de grande divulgador da música dita clássica, tinha-os até na conta de serem pessoas bastante razoáveis, ora, não me parece correcto, que agora queira vir de corda na mão armar-se em vítima para um auto-de-fé encenado pelos malandros quer dos jornalistas, quer dos restantes portugueses, até, porque, se aos outros deputados pagam os transportes para locais ou distritos diferentes daqueles aonde residem ou representam, isso está igualmente mal, e se todos os deputados resolvessem ir viver para o Brasil, como era???
Se calhar, era então melhor a AR juntar aos carros para os seus mais ilustres membros um aviãozinho para levar os Srs. deputados a casa, se calhar, até seria mais barato, ao invés de virem à AR, tratarem os assuntos por videoconferência, assim, nem precisavam de se deslocar a Lisboa.
Por outro lado, falar de "Montantes pouco significativos em relação aos gastos correntes do Parlamento", isso então, é de uma desfaçatez absurda, então, quando muito portugueses, igualmente com os filhos fora, não no Brasil ou em França, mas a 100 ou 200 Kms da sua residência não os conseguem ir visitar porque nem para isso tem dinheiro, dizer que as viagens para Paris (seja em que classe for, mas, certamente não será na económica),são "montantes pouco significativos", é gozar connnosco à valentona, e são estas pessoas que nos dizem ser nossos representantes???
Faria, se não fossem.
E depois acham estranho que estejamos à beira da bancarrota, ricos exemplos!!!
Cumprimentos.

LUSITANO

* Aqui:

http://www.publico.pt/Pol%EDtica/ines-de-medeiros-por-que-prescindo-da-comparticipacao-nas-viagens_1435472?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+PublicoRSS+(Publico.pt)

Lusitano disse...

"MORAL DA HISTÓRIA:
Os países ricos, da dita UE, irão ganhar muito dinheiro, mais uma vez, à custa das PESSOAS dos países necessitados."

Caro
JotaB, permita-me uma pequena correção, deverá antes dizer assim.

"Os RICOS de alguns países, da dita UE, irão ganhar muito dinheiro, mais uma vez, à custa das PESSOAS dos países necessitados."

Assim, parece-me mais correcto.
Um abraço.

LUSITANO

JotaB disse...

Este sujeito e´ vice-presidente da bancada parlamentar do PS e o coordenador, do mesmo partido, para a área da justiça:
http://economico.sapo.pt/noticias/ricardo-rodrigues-justifica-furto-de-gravadores-a-sabado_88816.html
http://www.sabado.pt/Multimedia/Videos/Especiais/Ricardo-Rodrigues-entrevista-dura.aspx

JotaB disse...

As 74 perguntas a que Sócrates tem de responder:

http://www.sabado.pt/Ultima-Hora/Politica/As-74-perguntas-a-que-Socrates-tem-de-responder.aspx