terça-feira, 11 de maio de 2010

Por amor de deus

Ontem já estava mal disposto. Não estranhei acordar de madrugada.
Por mais que tentasse, não me saíam da cabeça as restrições ao trânsito, a tolerância de ponto, os microfones forrados a ouro, os aviões que vão e que vêm e que irão tornar a ir e a vir.
E tudo isto, porque vem cá um personagem a quem deram o titulo de papa.
Para que não restem duvidas, sou ateu. Nem sequer considero o agnosticismo, porque só conheço uma pessoa que o professa e esse chama-se Manuel Alegre. De facto o único agnóstico político existente no Universo.
Só sabe que é de esquerda, nunca toma posições claras e definidas e embora a gente não negue a sua existência, sabemos perfeitamente que não existe.

Bom, agora o caso é mais complexo. Lembrámo-nos do objecto social desta Associação e fomos revê-lo. Lá está.....É nosso principal objecto promover o estudo dos fenómenos culturais, ideológicos, políticos e económicos do Mundo contemporâneo e em especial a sua incidência em Portugal......
Começava a ficar justificada a razão porque me sentia mal disposto.
É que nada justifica o "estardalhaço" desta visita. São mesmo suspeitas as razões que lhe estão subjacentes, assim como o facto de termos sido abençoados com uma estadia tão prolongada.
Não quero ferir sentimentos de ninguém, mas também reservo o direito de transmitir a minha opinião. E essa é a de que me parece que já era tempo de olharmos para o religioso sob outra perspectiva e num contexto moderno e adequado aos novos conhecimentos, de forma a todos termos direito ás nossas opções sem constrangimentos nem falsas promessas.
Por agora aceitamos e sabemos que parte considerável do nosso bom povo ainda se revê neste poder instituído.
Mas por favor não nos cortem o trânsito nem nos digam que não podemos trabalhar.

Nada justifica esta visita, na forma e nas implicações que tem.
Se Deus existisse e não nos esqueçamos que a haver só pode ser um, estará certamente zangado com este papa e tantos outros representantes da mesma igreja. Os casos de pedofilia, abusos sexuais e outros são demasiados e cada vez mais expostos à opinião pública. Os pressupostos e os mandamentos transmitidos não se compatibilizam com as práticas. O descrético é crescente. Fátima nunca deveria ter nascido.
A fé, essa, para quem a sentir, poderá ser mantida e mesmo reforçada se se pensar mais em Deus e menos nos homens.
Se ele existir, certamente que chamará a si as gentes de bem e de boa fé.
Nesse trajecto, se calhar muitos papas e outros padres ficarão pelo caminho. De facto o percurso de vida de tantos deles demonstra bem que aquilo que pregam nada tem a ver com aquilo que fazem e o que fazem está muitas vezes nas malhas da esfera criminal. Nunca haverá deus que lhes valha.

Portugal, mais uma vez está a demonstrar as razões porque é o Pais mais atrasado da Europa.
Em todos os aspectos culturais, políticos e económicos.
Quando muitos outros expõem a roupa suja, nós aceitámos servir de lavandaria.
Só um povo amorfo, embrutecido e inculto, está disposto a estender a manta e tapar alguns dos mais hediondos crimes que ainda hoje são cometidos a coberto da fé e no escuro de recantos contemplativos.
Pior ainda, é quando os políticos na mesma saga de lavagem e abrilhamento, se esquecem do estado da Nação e aproveitam o inadmissível e até sórdido para daí tirarem dividendos.
Só o futebol já não lhes chega.
Há que acrescentar o divino não vá o diabo tecê-las.

ADENDA - Pelo que me foi possível escutar, o País demonstrou que é ainda uma grande Reserva ao dispor de quaisquer seitas que por aqui se queiram implantar. A IURD é um bom exemplo. Temos pessoal que chega para todas.
Digo escutar, pois tentei alhear-me quase totalmente das imagens.
Dia negro este, quando uma figura vestida de branco nos obriga a reflectir sobre o estado actual de desenvolvimento da humanidade.
Tentei continuar a ler a obra de John Keane, Vida e Morte da Democracia, mas....esbarrava sempre no titulo. Tanto que eu gostaria de acrescentar a palavra Religião

posto por Carlos Luis

6 comentários:

Lusitano disse...

Caro
Carlos Luis,
Sinceramente, não percebo qual o seu espanto sobre toda esta agitação à cerca da visita do Papa, então, não vem mesmo a calhar para o Ministério da Propaganda cá do quintal???
Não andam por aí a fazer um bicho de 7 cabeças com a mensagem, que o chefe máximo da Igreja católica vem trazer, será, que trás a fórmula para nós consigamos sair da crise para que os "admiráveis líderes" que tem passado pela governação cá do rectângulo, nos levaram???
Claro, que isto vem mesmo a propósito, aliás, os "F's" sempre deram muito jeito, Fado, Fátima e Futebol são remédios santos, acalmam logo os nervos cá do maralhal, mas e depois, a partir do dia 15, será que já vamos ficar novamente bem???
Quantas bençãos tem Sua Santidade de dar para que isto saia do buraco em que se encontra???
Mas, os políticos que não se preocupem, vem já aí o Mundial de Futebol, mais uma vez, um "F" vem salvar a situação, a seguir lá virá a época doutro "F" o Fado, um qualquer fadista do regime lançará um novo disco e isso será tema de conversa para mais umas semanas, nos "entretantos", as Fononovelas lá vão continuando na sua missão de estupidificar diariamente os patetas dos portugueses, que continuam a sonhar acordados, e apropriando-me doutro dito muito conhecido, poderei afirmar, "De "F" em "F", lá iremos até à Foda Final".
Um abraço e peço desculpa pelo termo.

LUSITANO

JotaB disse...

A igreja católica sempre promoveu o obscurantismo.
Se o homem ocidental se não tivesse libertado do jugo da igreja católica, ainda não teria saído da Idade Média!

Diogo disse...

Esperemos que a Internet abra os olhos a uma percentagem da juventude ainda embrutecida.

É extraordinário receber em apoteose (segundo a televisão mostra), um indivíduo que protegeu a pedofilia em várias partes do mundo. Este indivíduo devia estar preso.

JotaB disse...

Lembrei-me de procurar algo adequado ao momento, do imortal…

António Aleixo

Morre o rico, dobram sinos;
Morre o pobre, não há dobres...
Que Deus é esse dos padres,
Que não faz caso dos pobres?

*****************

O pára-raios na Igreja
Serve para lembrar aos ateus
Que um cristão, por mais que o seja,
Não tem confiança em Deus!

Força Emergente disse...

Caros amigos

Comentário no Blogue AVENTAR;
por Adão Cruz em 11 de Maio de 2010 - 22:13

Seja quem for esta força emergente, este texto é admirável.
Merecia ser transcrito em post, no Aventar.
Do melhor que tenho lido sobre o assunto.
A melhor homilia a ler no Terreiro do Paço ou na Avenida dos Aliados no Porto, por D.Policarpo, ou D.Carlos Azevedo.

Agradecemos a gentileza do Adão Cruz.

Mrzepovinho disse...

As personalidades são apenas tão importantes quanto o povo as faz...

E se NINGUÉM lhe desse importância?! E se NINGUÉM marcasse presença em lado nenhum onde esta "Personalidade" aparecer?! Qual seria o resultado?!?

Chacota internacional?