terça-feira, 23 de junho de 2009

Na mercearia do senhor Manuel Silva

Senhores, quem sois vós?
Eu sou Aníbal Cavaco Silva. Foi com o teu voto que estou aqui.
Concerteza senhor. Foi para presidente, não foi?
Sim.
Peço perdão, mas enganei-me. Já não posso corrigir pois não ?
Não.
E vós quem sois?
Eu sou o Engenheiro José Sócrates. Consegui ser 1º ministro depois de ter enganado o País . E, apesar disso, ainda sou engenheiro e 1º ministro.
Mas não devia já ter sido demitido ? É que nós nem sequer votamos em si.
Não faz mal. Aquilo que vocês gostam não me interessa. Fui eleito por maioria de votos e vou até ao fim. Estou dentro da legalidade.
Mas senhor, o país atingiu a maior crise da nossa história e fomos enganados com as promessas eleitorais que fez! Não está preocupado com o agravamento das contas do Estado ? As receitas diminuíram cerca de 20%, as despesas quase duplicaram, os desempregados ultrapassam os 500.000.
Para onde vai o País ?
Bom, o Vital Moreira a Elisa e mais 5 ou 6 vão para Bruxelas. Os outros continuam no governo, nas autarquias, nas empresas do Estado, na Assembleia etc. Ainda não vejo ninguém desempregado nem com baixos vencimentos!

E vós, senhor Aníbal Cavaco Silva, o que acha deste cenário e destes números? O senhor é economista, não é verdade ?
Sim. Temos de olhar para estes dados como uma situação conjuntural. Temos que ver que ainda há Países em pior situação que nós. É preciso não perdermos a confiança!
Em quem senhor presidente?
Bem, eu vou falar com a minha mulher. Deixem-me pensar um pouco melhor.
Mas....senhor presidente, o País há muito que reclama uma intervenção sua! Foi para isso que o elegemos, porra!
Temos que nos afundar ainda mais?

Será que isto é verdade ou ficção ?
Isto são os nossos governantes ?
Não estaremos a exagerar nas observações ?

Bom, começa a chegar a altura de irmos convidar o senhor Manuel Silva para assegurar a gestão do País.
Há 60 anos que gere uma mercearia no Bairro Alto. Tem 3 empregados com mais de 35 anos de casa. Não tem dividas à Banca nem ao Fisco. Todos os fornecedores recebem a 30 dias, só tem a 4ªclasse mas é uma pessoa séria. Como referência de peso, atesta o facto de ter vendido fruta, durante alguns anos, para a Universidade frequentada pelo Obama. Este simples facto, mereceu já os melhores encómios por parte do nosso ministro Pinho aquando da tomada de posse do seu amigo Sebastião no cargo de Regulador de ....... bom, já não sabemos de quê, mas também não interessa. O que conta é que o senhor esteja bem e que o modesto vencimento de 20.000 Euros lhe continue a ser pago a tempo e horas, tendo em conta a tremenda relevância do serviço que produz.
Dada a idade já um pouco avançada do senhor Manuel Silva, 82 anos, diz que não pode aceitar funções de estado, mas pode ministrar um curso de gestão aos futuros candidatos a funções governativas. Serão as "velhas oportunidades". Em ar de graça, costumava dizer que era bom que aquela gente que foi passando pelo governo tivesse feito pelo menos um estágio de 3 semanas na sua mercearia para tomarem conhecimento do Deve e do Haver.
Agora diz que já é um pouco tarde, pois já só têm o Deve. O Haver já se foi!
Que pena Aníbal Cavaco Silva e José Sócrates não conhecerem a mercearia do senhor Manuel Silva.
É triste chegarmos á conclusão que até um simples merceeiro, chegado há 74 anos das Beiras, podia ter feito mais e melhor que muitos destes presunçosos políticos, que não têm qualquer noção da responsabilidade que é gerir o País.
A propósito. Já sabe que a sua conta corrente de pagamentos ao Estado é actualmente de cerca de 12.500 Euros?
Aquilo que já nos está a aborrecer é que eles continuam por cá e o valor da dívida vai aumentar.
Até quando?

Sem comentários: