segunda-feira, 29 de junho de 2009

Tratado de Lucidez

Muitos poderão tentar completá-lo, mas só um o poderá escrever.
Henrique Medina Carreira.
O nosso apreço por esta personalidade, é reforçado, cada vez que temos a oportunidade de escutar as suas observações e os diagnósticos correctos que faz sobre a realidade Portuguesa. Para o País, seria fundamental aproveitar a disponibilidade do Dr. Medina Carreira, para com outros intervenientes, poderem debater de forma séria, as causas e os motivos que debilitaram a nossa Economia e o nosso Sistema Político. Igualmente importante, seria analisarem as possíveis soluções de saída da crise com base no desenvolvimento de actividades económicas que no mínimo equilibrem a balança de transacções correntes. O País não pode continuar a importar muito mais do que aquilo que exporta.
É dado assente, que a situação a que chegámos é da total responsabilidade da classe política, que de forma irresponsável e muitas vezes criminosa, conduziu o País ao buraco onde se encontra. De facto seja qual for o Sistema Político, com esta gente não se vai a lado nenhum, e pior do que isso, é continuarmos a ver agravarem-se as possibilidades de se inverter esta situação.
Esta gente montou um autêntico Sistema de Encobrimento de Políticos Corruptos, delapidou parte considerável do património do Estado, endividou o País e possibilitou a um numero significativo dos seus apaniguados arrecadarem fortunas consideráveis de forma fraudulenta, com a conivência de muitos dos actores de 1º plano e que ainda hoje se mantêm como referências políticas do País. O próprio Alves dos Reis não passaria de um menino de coro ao pé desta gente.
A nossa repulsa por tudo isto está bem expressa nos últimos posts que escrevemos.
A nossa convicção é que só haverá uma solução pacífica, se for possível estabelecer um Programa de Reconversão Política em que se definam novas regras para o funcionamento do Sistema Eleitoral. Nessa reforma, deverão participar movimentos representativos da sociedade civil e grupos de cidadãos que para esse fim se constituam.
Se os partidos instalados não quiserem evoluir nesse sentido, estaremos a médio prazo na via da insurreição como corolário da revolta que já se faz sentir.
Há demasiada gente a dizer BASTA. A capacidade de resistência do Povo está próxima do esgotamento. As mensagens políticas não colhem e as decisões são apenas reactivas. Hoje vota-se em Manuela Ferreira Leite porque muita gente já não suporta sequer ouvir um tal socrates, ou um pereira, ou um costa ou um lino ou um silva e tantos outros que de forma leviana foram afundando o País. De forma sobranceira, irresponsável e incompetente

Diz muito bem Medina Carreira, que só haverá recuperação e desenvolvimento se houver um sistema económico adequado ás necessidades, características e potencialidades do nosso País. E terá de nascer de uma regeneração do tecido empresarial de base, de forma a poder disponibilizar á procura interna e externa, bens e mercadorias que sejam competitivos. Que entrem noutros mercados. Que possibilitem a entrada de divisas. Que gerem equilíbrios e desenvolvimento. Que possibilitem a recuperação. Que garantam empregos.
Ao Estado cabe definir novas regras, um sistema de impostos adequado e incentivos á criatividade.
As grandes obras poderão vir a ser feitas, se necessárias, quando o País tiver capacidade de pagamento. Até lá, é quase criminoso insistir nesta opção. Acreditamos que hajam 51 pessoas apostadas nessa via. Mas será certamente por incapacidade em analisarem a situação real em que o País se encontra, ou talvez mesmo por deformação intelectual devido a má interpretação da teoria de Keynes. Não nos esqueçamos que as consequências que estamos a sofrer, são derivadas das incapacidades de tantos destes pseudo especialistas. A maior parte desta gente nunca desenvolveu um projecto, nunca negociou um empréstimo bancário, nunca respondeu pela gestão de uma empresa, não sabe o que é um licenciamento industrial, não conhece a carga fiscal que incide sobre a economia, nunca fez um estudo de mercado ou uma análise financeira para montagem de um negócio e provavelmente muitos deles desconhecem, tal como nós, a situação concreta das responsabilidades que actualmente recaem sobre o Estado Português. O pouco que sabemos, é bem esclarecedor do desvario e irresponsabilidade dos actuais políticos a exercerem funções governativas.
Não acham que é sintomático que nenhum destes "cérebros" se disponha a debater estes assuntos com o dr.Medina Carreira? É estranho, não é ?

9 comentários:

JotaB disse...

Há, neste momento, em Portugal, poucos cidadãos em quem podemos depositar a nossa confiança. Um deles é, indiscutivelmente, Medina Carreira e o outo, a meu ver, é Ramalho Eanes, apesar de eu ser anti-militarista.
Medina carreira tem tido uma posição interventiva, muito cáustica em relação à política e aos políticos. Ramalho Eanes, como é a sua postura, pouco se tem manifestado e, quem sabe, não irá alterar a sua postura.
Acredito em Ramalho Eanes como um garante da democracia, pela sua verticalidade.
Estes dois HOMENS são uma referência importante no Portugal de hoje.
PS: A "linha editorial" do Forcemergente está cada vez mais consentânea com a sua força.
Parabéns.

Força Emergente disse...

Caro JotaB
Obrigado pelo seu apoio.
Como sabe, por alguns posts anteriores, temos tido a possibilidade de ir mantendo alguns contactos com o Dr.Medina Carreira. A sua postura, a sua verticalidade e os seus conhecimentos, conferem-lhe um lugar à parte e muito acima de qualquer outra das "chamadas personalidades" existentes no nosso País. Muitas das iniciativas que estamos a desenvolver, fazemo-lo na esperança de se encontrar uma plataforma de acções em que o dr.Medina Carreira possa vir a dar o seu contributo. Como sabe, nós como Associação, temos como principal objectivo apoiar e promover quaisquer iniciativas ou personalidades que nos mereçam crédito para poder intervir e modificar este miserável estado em que colocaram o País. Esta nossa postura de seriedade e essencialmente dirigida ao interesse geral é o que tem possibilitado que o Dr.Medina Carreira se vá disponibilizando para nos dar atenção. Tudo iremos fazer para que o País ainda possa beneficiar com a sua intervenção mais directa. Como é evidente existem outras pessoas de mérito na sociedade. Mas do nosso conhecimento, a única personalidade com Estatuto e Estatura para poder pegar no País e tomar as medidas que se impõem seria o dr.Medina Carreira. Sob que forma e em que condições ainda não sabemos. Vamos ver o que o futuro nos reserva. Confirmo-lhe a nossa opinião favorável ao general Ramalho Eanes, comprovada num post anterior.

JUVENTUDE EMERGENTE disse...

O Ministro das Finanças veio dizer ontem que a crise chegou ao fim e que a partir de agora a economia vai começar a recuperar... uma coincidência muito conveniente, a tão poucos meses das eleições...!!!

Quanto ao tema da pobreza, parece evidente que os portugueses estão cada vez mais pobres e desconfiam bastante do Estado e do Governo enquanto "pessoas de bem". Na realidade o Governo deixou-os mais pobres, não criou emprego, perseguiu-os com coimas de todo o tipo, instabilidade, taxas bancárias iguais para todos sem respeito pelos pobres, deixa a banca e as Finanças penhorarem os bens do seu próprio povo sem dó nem piedade...!

Não tenhamos ilusões, seja a Maçonaria, a Opus Dei ou outras sociedades secretas, os poderosos serão sempre pessoas com muito dinheiro que manipulam a sociedade de todos os que não podem exercer o poder por não terem dinheiro. Portugal é um país pequeno e estes grupos fazem o que querem das pessoas, manipulam-nas como bonecos.

Veja-se este exemplo: muitos jovens que estão em vias de casar conseguem empregos com ordenados razoavelmente bons e condições excepcionais em relação a outros jovens, porquê ?

Muito simplesmente porque, por um lado são protegidos pelos lobbies da igreja, por outro pelos da maçonaria aos quais interessa o "negócio" (compra de casa, mobiliário, automóvel, endividamento à banca, roupa de marca...). A história repete-se: enquanto são potenciais clientes "do sistema" são apoiados; quando já não têm nada para dar ao sistema são "desactivados" os seus apoios e já não lhes interessa que se divorciem ou se matem, porque o dinheiro que já fizeram entrar no sistema, é o garante da sua manutenção... Esta é a realidade portuguesa. Os Governos PS-PSD não se preocupam em deixar obras sólidas; apenas querem garantir que o "sistema" se mantenha em funcionamento para os seus "negócios"...

Os portuguese, esses não passam de peões neste jogo de lobbies. A ideia de liberdade do 25 de Abril e da melhoria das condições de vida dos portugueses foi alimentada nos anos 90, para agora se tornar na principal "arma" utilizada contra o povo, garantindo assim a hegemonia desta classe corrupta de lobbistas das grandes famílias poderosas...

Força Emergente disse...

Á Juventude Emergente
Parabens ao Pedro pelos conteúdos que vai inserindo neste Blogue. É bom que as novas gerações vão tomando consciência das realidades existentes no País e assumam cada vez mais uma postura participativa nas opções políticas que se apresentam ao País.
A luta hoje caba por se fazer mais pela "comida" do que por opções ideológicas. Dentro de algum tempo iremos provavelmente assistir ao tilintar de loiça a partir. Não nos podemos esquecer que os jovens sempre fizeram da irreverência a sua principal arma.

Jota disse...

Nenhum dos nossos políticos tem coragem para debater os problemas do país como Dr. Medina Carreira, simplesmente porque com ele não poderiam mentir, pois como se diz na gíria este senhor não “papa grupos”. Todos os nossos políticos têm telhados de vidro e nenhum deles mostra ter capacidade para liderar um programa de governo correcto e capaz de mudar o estado das coisas.
Como diz o Dr. Medina Carreira os nossos deputados são uns tolos que vão brincar aos debates para o Parlamento, cada um defende os seus interesses e ideologias e o país não precisa de ideologias precisa sim de trabalho, não precisa nem da direita nem da esquerda, precisa de seriedade!
Como se viu na questão da marcação das eleições os partidos não estão preocupados com o país, estão preocupados com a quantidade de Câmaras e de Deputados que vão eleger!
Não se admite num país onde mais de 200 mil pessoas passam fome se vá gastar dinheiro em duas campanhas eleitorais! Isto é brincar com o nosso trabalho e é gozar com a miséria dos outros.
O Dr. Medina Carreira diz a verdade e a verdade custa muito a quem não faz nada por ela!


Abraço
Jota
http://paisaserio.blogspot.com/

JUVENTUDE EMERGENTE disse...

Não posso deixar de transcrever um email que nos foi enviado por um jovem de 16 anos e que revela uma clareza de análise socrática impressionante:

« Olá! Bem tenho a dizer que foi uma brilhante ideia terem criado este blog, o hi5 e este grupo "JUVENTUDE EMERGENTE". Tenho 16 anos e sinto me bem mal ao ver o que se passa no meu país! Fora todos os programas... e falando apenas a nível da informação a TVI é o UNICO canal que nao tem medo de procurar a realidade e a verdade e de as mostrar aos portugueses...

e o nosso primeiro-ministro está a par e passo a criar uma ditadura...

Anda tudo com os olhos vendados e sem dúvida temos de ser nós, jovens, a mudar isso pois somos nós que vamos sofrer com as politiquices criadas agora...

PARABÉNS PELO BLOG E PELA IDEIA!
Força aí pessoal!

Ah e só mais uma coisa: quem assistiu à entrevista concedida pelo nosso primeiro-ministro á SIC e que anda a leste de tudo, decerto ficou com a ideia de que José Sócrates é um santo e de que o país está super-bem, e ainda mais a educação! Que falta de civismo, que mentiroso, arrogante, cínico... Sou filho de professores e sou aluno: sei o que se passa na educação e nas escolas.

"Não há reprovações" - claro que não! Ele não deixa, ele proibe, ele sobrecarrega os professores com fichinhas e mais fichinhas...mas andamos a brincar é? E os computadores magalhães? Mais de metade dos alunos portugueses do 1º ciclo ainda não o têm sabiam?? Outros tiveram - no quando a televisão apareceu, mas depois foram recolhidos... é como dar um chupa a uma criança e depois tirar - lho!

Fui á manifestação dos professores e se fosse hoje outra, iria outra vez...

Passam-se tantas mas tantas falcatruas nas escolas, tudo ordem do ME...só que ninguém tem coragem para falar! 2 professores já foram suspensos por criticar a ministra directamente - cara a cara!

Acho que aquilo que faltava à sociedade portuguesa, é isto que agora temos: esta força, este grupo! A serio: vamos em frente com isto... Não basta só falar, é preciso mostrar que estamos revoltados!! Juntos somos mais que eles e valemos muito mais!

PARABÉNS! »

JotaB disse...

Já ser gastaram muitas páginas dos jornais, muitas horas de emissão de tv, já se fizeram inúmeras reuniões com políticos, para discutir se iremos receber 2 ou 3 prisioneiros de Guantanamo. Pelo andar da carruagem, irão ser constituidas inúmeras equipas inter-disciplinares para analizarem o currículo dos "candidatos" e, mais do que provável, irão ser pedidos inúmeros pareceres, por adjudicação directa, a amigos especialistas, pagos a peso de ouro.
Eu sugeria que, em lugar de 2 ou 3 recebessemos 20 ou 30, ou ainda mais, como contrapartida a eles receberem o oliveira costa, o dias loureiro, o rendeiro, o jardim gonçalves, o valentim, a fatinha, o isaltino e mais uns tantos, sem esquecer o maior, o josé de sousa, para eles fazerem o favor de os julgare, já que nós não somos capazes.

Força Emergente disse...

Caro JotaB
Excelente ideia. Assim até íamos a tempo de assistir ao julgamento e evitavamos mais um custo com a alimentação.
O único problema é sabermos se eles estão dispostos a trocarem prisioneiros de guerra, por criminosos vulgares.
Suspeitamos que eles não estão dispostos a aceitar gente de tão baixa qualidade.

JUVENTUDE EMERGENTE disse...

CRIAR EMPREGO NÃO... SÓ TAPAR BURACOS...

As novas medidas anti-crise do Governo não prevêm fomentar a economia nem criar emprego. Antes pelo contrário. O Estado vai "gastar" dinheiro dos contribuintes a pagar as contas dos outros contribuintes que não têm "guito"... assim as novas medidas prevêm: "quinze dias de salário em atraso é o suficiente para evitar execuções fiscais de carros, da conta bancária e penhoras comerciais sobre bens, como móveis e electrodomésticos; despejos por falta de pagamento das rendas das casas também não são permitidos e o Estado passa a substituir-se aos devedores para pagar aos credores e senhorios"... Hilariante esta concepção despesista e redutora do Estado...