quinta-feira, 9 de abril de 2009

Henrique Medina Carreira

Às 4 em ponto da tarde

A reunião tinha sido agendada uma semana antes.
Faltavam 2 minutos para as 4 horas, quando tocámos e ninguem atendeu. Assumimos que era natural que o Dr.Medina Carreira se tivesse esquecido. Nem sequer estávamos a por a hipotese de poder estar atrasado, pois a porteira que estava na entrada do prédio tinha acabado de nos informar que já não estava ninguem no escritório. Não ficàmos incomodados por isso puder ter sucedido, sabendo nós as solicitações constantes a que está sujeito. Entretanto passaram os 2 minutos e chegou-se ás 4 em ponto....... a hora marcada.
A porta abriu-se e entrou o Dr.Medina Carreira.
Este facto nada acrescenta a quem já habitou o País a uma imagem de Rigor, Seriedade, Sentido de Estado e Serviço Público. Mas.... no final do encontro, sobressaltou-me instantâneamente a ideia de que há de facto um atraso. E esse, é de uma parte do País que ainda não se pode aperceber da dimensão e da importância de termos alguem que é sem dúvida a grande Reserva da Nação.
Antes de mais quero referir que a gentileza e a disponiblidade que nos foi concedida para podermos ter tido uma conversa de 2 horas, me surpreendeu, pois era a primeira vez que contactava pessoalmente o Dr.Medina Carreira, que considero uma das pessoas mais brilhantes e consistentes que conheci até hoje.
Ao dizer isto, embora pouca gente nos conheça para lá de um circulo restrito de pessoas, sabemos que tivemos a oportunidade de ao longo da vida ir conhecendo alguns Presidentes, Ministros de vários Países, Governadores, Comisários Europeus, grandes escritores e analistas de relevo mundial como Alvin Toffler e outras personalidades de dimensão intelectual reconhecida. O nosso padrão de referências, certamente que nos permite alguma consistência na análise e na afirmação.
Se já tinhamos uma ideia formada e informações concretas, acabámos por acrescentar a dimensão humana e a humildade assumida por alguém que conseguiu chegar muito acima na escala de valores por que todos nos deviamos reger.
Embora fosse na qualidade de responsável por uma Associação cívica que solicitámos esta reunião, não tinhamos nenhum objectivo em mente que não fosse o de tentar saber até que ponto é que seria possivel o País poder vir a contar com a disponiblidade do Dr.Medina Carreira. Tivemos o cuidado de ir analisando no decorrer da conversa se essa oportunidade se poderia apresentar e em que situação é que isso seria possível. Conhecendo as suas ideias sobre o Sistema Político e aquilo que será necessário alterar para se conseguir a eficácia exigida e se poderem corrigir os defeitos estruturais gerados pelo actual enquadramento partidário, chegámos a uma conclusão. É possível que possamos vir a contar com o Dr.Medina Carreira se entretanto conseguirmos fazer evoluir o Sistema Politico. Todos sabemos que o seu perfil se encaixa de perfeição num Sistema Presidencialista.
Sabemos contudo as dificuldades e os entraves que o actual quadro partidário irá opor. Também sabemos que entre o futuro do País e a comodidade de uns tantos, não teremos grandes dúvidas em optar. Seja de que maneira for. Esta será a batalha que teremos de prosseguir.
Depois das despedidas fiquei com a sensação que tinha acabado de falar com o futuro Presidente da Republica Portuguesa. Mas não desta. Esperemos que da 4ª Republica e que ela possa começar com Henrique Medina Carreira.
Por tudo isto, assumimos de imediato uma responsabilidade acrescida no combate que todas as Pessoas, Movimentos e Partidos da nova geração, têm de prosseguir em Prol de um País onde a governação passe a ser um assunto para gente séria e credível e se enterre em definitivo este ciclo politico para que desgraçadamente fomos empurrados pela nossa ingenuidade e pelo despudor de alguns politicos que desmereceram o País que os elegeu.
Vamos tentar todas as convergências possiveis e não vamos regatear esforços nem incomodidades. Sabemos a dimensão do problema, mas tambem conhecemos a força de combate que poderemos vir a agregar. Vale a pena lutar por um País que possa um dia ter á sua frente gente digna e que faça despertar o orgulho em sermos Portugueses. Teremos de ser nós a lutar pela reposição da dignidade e por um futuro melhor para as próximas gerações.
Uma Frente de Renovação Nacional, poderá, por exemplo, ser o futuro nucleo agregador de todos os que tal como nós entendem que se terá de mudar o Sistema de Representação Politica e se sintam impelidos a apoiar as ideias e os principios de quem de forma consistente vêm alertando o País para a situação catastrófica a que estamos a chegar.
Carlos Luis

Sem comentários: